De Viver com Plenitude, em Família, entre Amigos...

terça-feira, 31 de maio de 2011

Da Maya Espaço Cultural lança a 8ª Bienal do Mercosul brindando com Gamay da Miolo





O lançamento da 8ª Bienal do Mercosul (Ensaios de Geopoética), dia 28 de maio às 17h, na Da Maya Espaço Cultural estava perfeito! A mostra teve como curador geral da 8ª Bienal, José Rocca e curadora adjunta do projeto Cadernos de Viagem, Alexia Tala. Abertura da exposição Rumo ao sul, de Marcos Sari reuniu os bageenses no requintado espaço Da Maya.



Toda organização e bem servir ficaram a cargo do dinâmico casting do local, Marta Martins, Eulália Anselmo e Luciana Viana, demostraram muita personalidade e elegância na recepção. 






A Sra. Zuleica Torrealba veio do Rio Janeiro prestigiar o evento. Marcaram presença: Oddone Monteiro, Zeca Brito, Marcos Pintos, Heloisa Beckman, Angelina Quintana, Caia Martins, Jeorge teixeira Giorgis, Tarcísio Nunes e Mauren Oliveira, Bia e Eduardo Lamego, Celina Martins Nunes Vieira, Mariana Vidal, Munique Monteiro...

































O vinho sugerido por Tarcísio Nunes Sommelier e Representante da Miolo Wine Group para aquecer a todos no final de tarde frio, foi Gamay da Vinícola Miolo, um vinho produzido na Região da Campanha (Seival Estate) com uvas gamay eleborado pelo enólogo francês Henry Marionet. É um vinho de coloração vermelho vivo com tons violáceos, estrutura leve e suavidade na boca, com aromas de goiaba, amora, maçã caramelada e notas de defumado. Ricardo Trombini Pires (o famoso "Pirecco") foi o artista plástico responsável pelo design do rótulo Gamay 2011.
Realmente, vinho tem tudo haver com arte!





Gamay da Miolo
















Visitação
de 28 de maio a 25 de junho
Seg. a Sex. das 9h às 12h e
das 14h às 18h
Sáb. das 14h às  18h.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

E por falar em vinhos estreou na TVCOM RS







Programa apresentado pelo jornalista Irineu Guarnier Filho mostra o mercado vinícola e curiosidades do setor
A TVCOM RS inseriu em sua grade de programação, no dia 21 de maio, o  "E por falar em vinhos", programa sobre os bastidores da produção de vinhos no Brasil. Produzido pelo Canal Rural, plataforma de comunicação do agronegócio do Grupo RBS, o especial é apresentado pelo jornalista Irineu Guarnier Filho e se propõem revelar segredos, curiosidades e informações sobre o setor produtor: do pampa a serra gaúcha, dos vinhos de altitude de Santa Catarina até a produção do Vale do São Francisco.

No primeiro programa, foi exibida uma entrevista descontraída com alguns dos pioneiros da produção da bebida no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. O programa reuniu os vitiviniculturas Cândido Valduga, Juarez Valduga (ambos da Casa Valduga), Antônio Miolo (Miolo Wine Group) e Ademir Brandelli (Vinhos Don Laurindo) para ouvir suas histórias, que se confundem com a própria produção de vinhos finos brasileira. O enoturismo no Vale dos Vinhedos também estará em pauta.








O programa “E por falar em vinhos”, veiculado aos domingos, às 16h na TVCOM RS, irá destacar também, nos próximos domingos o projeto da Guatambu, no especial sobre novos vinhateiros, e  o especial sobre a região da Campanha Gaúcha. A equipe do programa, apresentado por Irineu Guarnier Filho, esteve na Estância Guatambu, em Dom Pedrito, gravando na construção da vinícola e no cenário dos vinhedos em perfeita harmonia com o gado Braford e ovinos Texel. Para fechar com chave de ouro, foi feita uma harmonização do vinho Cabernet Sauvignon Rastros do Pampa Premium com parrilla de cordeiro, na casa centenária localizada nos vinhedos.

sábado, 28 de maio de 2011

Vinhos da Região da Campanha ganhando destaque em revistas importantes


Revista Vinho Magazine



A cobertura fotográfica de Stela Vasconcellos, fotógrafa e jornalista do Jornal Minuano Caderno Minuano Empreendedor, no Wine Day da Miolo, ilustrou a reportagem do jornalista e editor, Eduardo Viotti, na última edição da revista Vinho Mazazine, de circulação nacional. Inclusive a fotografia de capa (créditos Stella Vasconcellos) mostra os vinhos da Fortaleza do Seival, em Candiota. Nas páginas internas aparecem fotos das etapas de produção e do empresário Adriano Miolo.




Foto da revista Tempo de Agir (Sebrae) 


Também vale a pena conferir a última edição da revista Tempo de Agir, editada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS). A publicação mostra que os novos vinhos da Campanha estão ganhando expressão no cenário gaúcho e brasileiro. A reportagem da páginas 56 a 62 mostram como os vinhos mudaram a matriz produtiva da região. Gabriela Pötter aparece como exemplo, representando a Estância Guatambu, de Dom Pedrito.


Fonte: Stella Vasconcellos - Fotógrafa e Jornalista do Jornal Minuano (Bagé)

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Steven Spurrier indica o Quinta do Seival Castas Portuguesas da Miolo




Steven Spurrier



O crítico britânico de vinhos, Steven Spurrier, recomendou o tinto Quinta do Seival Castas Portuguesas 2008 na edição de maio da Revista Decanter, respeitada publicação internacional do setor. A indicação tem um significado muito importante por tudo o que Spurrier representa no mundo do vinho.






Spurrier é um especialista em descobrir talentos do novo mundo desde que conduziu o julgamento de Paris em 1976, degustação às cegas que confrontou rótulos franceses e norte-americanos e projetou os vinhos da Califórnia, abrindo espaço para todos os vinhos do novo mundo.

Em sua coluna na revista em agosto passado, afirmou que as vinícolas do sul do Brasil estão cheias de agradáveis surpresas após visitar o estande brasileiro da 30ª London International Wine Fair. No entanto, esta á a 1a vez que o crítico refere-se propriamente a um rótulo.

“A indicação de Spurrier significa muito para a Miolo por dois motivos: por dar uma credibilidade importante para os nossos vinhos a partir do aval de um especialista deste porte e por nos indicar que estamos no caminho certo na nossa filosofia de trabalho de elaborar vinhos com a máxima qualidade”, afirma a gerente de relações internacionais da empresa, Morgana Miolo.

Recentemente, Spurrier, foi indicado para ingressar na Wine Media Guild, uma associação midiática de vinho do Hall da Fama de Nova Iorque, que conta com nomes como Jancis Robinson e Robert Parker.

O Castas Portuguesas é elaborado no projeto do Seival Estate, localizado na Região da Campanha - Candiota no RS.



Fonte: Moglia Comunicação Empresarial - Porto Alegre - RS


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Della Campagna Cantina na Rota Gastronômica




Márcio e Caroline Foletto proprietários da Della Campagna Cantina


Interagir com a natureza é o tema Della Campagna Cantina, espaço que alia requinte e simplicidade junto aos lindos cenários da Quarta Colônia. Localizada em Silveira Martins, a cantina oferece variedade em seu cardápio, com petiscos como bolinhos de bacalhau, camarão à milanesa e filé xadrez, ideais para o happy hour no final da tarde.




Um ambiente diferenciado, Della Campagna oferece toda linha Miolo, os vinhos e espumantes mais conceituados podem ser encontrados no espaço.
Tarcísio Nunes Sommelier e Representante da Miolo Wine Group promoveu uma degustação dos vinhos Solaz Tempranillo (Espanhol/ um dos proj. da Miolo Wine Group), Quinta do Seival Castas Portuguesas (Região da Campanha), Quinta do Seival Cabernet Sauvignon (Região da Campanha), Miolo Reserva Cabernet Sauvignon (Região da Campanha), Cuvée Giuseppe Chardonnay (Bento Gonçalves), Espumante Millésime Brut (Bento Gonçalves), entre os convidados estavam Eduardo e Débora Biacchi (Tterrasul - Bagé e Pampeiro - Santa Maria), o encontro foi muito apreciado por todos e novas idéias e propostas surgiram envolvendo a cultura do vinho.


Tarcísio Nunes - Sommelier

































Contudo, o destaque do Della Campagna são as massas, produzidas na própria cantina. Molhos como iscas de filé, carbonara, gorgonzola, quatro queijos, sugo e finghi são sucessos da casa, assim como os filés grelhados e outras sugestões de acompanhamento.
“A novidade é o Espirandelo, onde presunto e queijo são enroladinhos com cabelo de anjo, nozes, queijo especial e coberto com molho de sugo e branco”, destaca Márcio Dal Forno Foletto, gerente e proprietário da Cantina.
A cantina possui amplo estacionamento e espaço de recreação para os pequenos, que também podem aproveitar o playground. A Della Campagna abre nas noites de quarta a sexta-feira, e em sábados, domingos e feriados, oferece almoço e janta, e ainda conta com um salão de eventos.

 
Onde? Como?
Della Campagna Cantina
Onde a natureza é vivida
Estrada dos Imigrantes, 2205 – Silveira Martins / RS
Próximo ao trevo de acesso a Arroio Grande e Silveira Martins
Reservas pelos telefones:
(55) 9618.1412 e 9985.1422


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia do Vinho reúne cerca de 200 atrações







Programação será distribuída em 10 dias e envolve Porto Alegre e cinco municípios da região da Uva e do Vinho na Serra Gaúcha.

No Dia do Vinho quem comemora não é apenas a cadeia vitivinícola, mas todos os apreciadores da bebida e o universo turístico, cultural e econômico que ela movimenta. Como forma de homenagear e agradecer a tudo que o vinho proporciona, representantes do setor de cinco cidades da região da Uva e do Vinho na Serra Gaúcha e da Capital promovem 10 dias de festa a partir de 27 de maio. A programação conta com cerca de 200 atrações, já que mobiliza 60 vinícolas e 80 estabelecimentos entre restaurantes e hotéis, além das atividades da agroindústria, comércio, agências de turismo e eventos culturais. Os festejos serão distribuídos entre Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul e em Porto Alegre de 1º a 5 de junho nos armazéns centrais do Cais Mauá.

Em Caxias do Sul, a largada para a temporada do Dia do Vinho será dada pelo chafariz da Praça Dante Alighieri, que ganhará cor de vinho a partir do dia 27. Outro sinal do período festivo será a iluminação do mesmo tom de uva nos principais atrativos turísticos de Caxias, como a Casa de Pedra, o Monumento ao Imigrante, o Jesus Terceiro Milênio, o Museu Municipal e a Estação Férrea. As rotas turísticas do município contarão com pacotes especiais e degustação de vinhos. Hotéis e restaurantes também vão oferecer descontos. “Queremos que as pessoas percebam que o clima frio de Caxias nessa época, alinhado à qualidade do nosso vinho, torna o destino ainda mais atrativo e propício para viver uma excelente experiência”, destaca o diretor da Secretaria de Turismo de Caxias do Sul, Saulo Velasco.

Bento Gonçalves vai apostar na tradição aliada à inovação. Entres os destaques, há desde o filó, um encontro típico da cultura italiana com farta gastronomia, músicas e jogos, regados a vinho, ao workshop para debater o impacto das redes sociais no mercado do vinho, uma novidade deste ano. O filó será no dia 4 de junho, às 20h, no Hotel Villa Michelon. Blogueiros de todo o país participarão do workshop de mídias sociais em 3 de junho no Farina Park Hotel. Outra inovação de Bento é o primeiro concurso de sagus, sobremesa a base de vinho muito difundida na região, que também oferecerá roteiros especiais e preços promocionais. “A região toda se veste de festa para homenagear seu produto maior: o vinho”, convida a secretária do Turismo de Bento Gonçalves, Ivane Fávero.

Entre as atrações de Flores da Cunha, a principal será no próprio Dia do Vinho. Um show na Praça da Bandeira, às 14h30min, com os músicos Valdir Anzolin e Valmor Marasca marcará a passagem da data e também o lançamento da 10ª edição do concurso dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha. “Como maior produtor de vinhos do Brasil, nosso principal foco é um evento em que toda comunidade possa comemorar junto”, explica a responsável pelo departamento de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Turismo de Flores da Cunha, Mari Siqueira.

Garibaldi une as comemorações do Dia do Vinho a 25ª edição do Festival Colonial, um dos principais eventos gastronômicos da região da Uva e do Vinho. Neste ano, será realizado nos dias 4 e 5 de junho, nos Pavilhões da Fenachamp. Outros restaurantes da cidade também oferecerão pratos especiais durante as quase duas semanas de festa. “Nosso carro-chefe é o festival colonial, mas também vamos ter vinícolas, restaurantes e outros estabelecimentos envolvidos em benefício dos festejos do vinho”, ressalta o secretário do Turismo de Garibaldi, Jefferson Miotti.

Em Monte Belo do Sul, o tradicional Festival do Vinho de Santo Isidoro é a atração imperdível. O evento segue os moldes de uma típica festa de colônia com jantar no salão da Sociedade Cruzeiro no dia 4 de junho, às 20h. O cardápio inclui massa, frango, leitão, queijo, salame, polenta brustolada, pão, saladas, pinhão, amendoim, grostoli, sagu, refrigerante e, como não poderia faltar, o vinho, que poderá ser degustado diretamente de pequenas pipas de madeira. “Nesse período do ano, a paisagem de Monte Belo do Sul e região está em transição de cores, tanto os parreirais quanto os plátanos e outras árvores. O tom dourado desta fase fria do ano é mais um convite para tomar um bom vinho”, recomenda Viviane Ceriotti, coordenadora do Departamento de Turismo de Monte Belo do Sul.

Reservado a Porto Alegre ficará um dos principais eventos do Dia Estadual do Vinho. Comitivas de todo o Estado se reunirão no Cais do Porto em 5 de junho. Algumas atrações serão integradas entre as cidades, como o passeio ciclístico pelo roteiro turístico Caminhos da Colônia, entre Caxias do Sul e Flores da Cunha, no dia 5 de junho, a partir das 9h30min. Um dos pontos alto dessa união em homenagem ao vinho será o brinde coletivo proposto a todos os estabelecimentos e moradores da Serra Gaúcha a partir das 23h do dia 4 até a 0h do dia 5 de junho.



O Dia do Vinho

O projeto unificado de comemoração do Dia do Vinho na Serra Gaúcha está em sua segunda edição. Ele surgiu no ano passado a partir do desejo coletivo na busca da integração de ações de promoção da uva e do vinho, do desenvolvimento econômico da cadeia vitivinícola e valorização do patrimônio. O evento é promovido pelo Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região Uva e Vinho (SHRBS) e pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Conta com o suporte do comitê regional formado pelas secretarias de Turismo de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Garibaldi e Monte Belo do Sul e pelas entidades Bento Convention Bureau, Caxias Visitors & Convention Bureau, Emater, Fundaparque, Atuaserra, Aprovale, Aprobelo, Aviga e Agevin.

Acesse a programação completa e mais informações no site http://www.diadovinho.com.br/


Fonte: Assessoria Ponto Doc.
Fone: ( + 55 51 3024.4911)  assessoria@pontodoc.net

Rua dos Andradas, 1155 | Sala 601

Centro Histórico | Porto Alegre | RS

CEP 90020.015

Jornalista responsável: Thaíse Teixeira (Mtb 10.503) thaisemteixeira@gmail.com
Fone: 51 3024.4911


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Dunamis prepara entrada no mercado internacional para 2012




Júlio César Kunz CEO da Dunamis


Representante da empresa está na London Wine Fair buscando informações e analisando as tendências de mercado expostas em um dos mais importantes eventos do mundo do vinho.

A “Dunamis, vinhos e vinhedos”, que lançou seus primeiros vinhos no final de 2010, já prepara a sua entrada no mercado internacional. Presente na London Wine Fair 2011, que começou ontem (17) e se encerra amanhã (19), em Londres, o CEO da Dunamis, Júlio César Kunz, anuncia que na feira do ano que vem estará presente como expositor para lançar um vinho varietal, da linha premium, da uva Pinot Grigio. A Dunamis ingressou este ano no projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

“A qualidade desta uva alcançou um nível surpreendente e, por isso, dará origem a um vinho branco de qualidade superior que, em um primeiro momento, será destinado exclusivamente à exportação”, revela Kunz. Segundo ele, os vinhos da uva Pinot Grigio são muito apreciados no mercado internacional, com boa aceitação na Europa, especialmente no Reino Unido, e nos Estados Unidos.

Ao buscar informações e analisar as tendências de mercado expostas na London Wine Fair, Kunz concluiu que os vinhos da Dunamis elaborados a partir das uvas Cabernet Franc, Sauvignon Blanc e Chardonnay, além da Pinot Grigio, têm grande potencial para exportação. “Os novos e velhos consumidores de vinhos buscam produtos feitos a partir de uvas menos óbvias”, explica Kunz. Segundo ele, o estilo da Dunamis de elaborar vinhos leves, com pouca madeira e nível moderado do álcool é a nova tendência de consumo observada em Londres.

O CEO da Dunamis, que está em Londres para estabelecer parcerias estratégicas com profissionais ingleses, diz que este é um ano de planejamento, definição de mercados-alvo, adaptações da estrutura interna e de desenvolvimento dos vinhos e embalagens que formarão a linha de exportação da Dunamis. “A partir de 2012 trabalharemos muito fortemente na internacionalização da Dunamis”, anuncia. “Escolhemos o nome Dunamis, que é compreendido em todo o mundo, significando poder e força, em grego, justamente porque já planejávamos ingressar no mercado global de vinhos”, observa Kunz. Ele destaca que, nesta semana, os vinhos da Dunamis foram servidos na mostra de Vinhos da Campanha em Porto Alegre, no festival de Cannes na França e no restaurante River do Hotel Savoy em Londres.

Com vinhedos na Campanha Gaúcha (15 hectares em Dom Pedrito) e na Serra Gaúcha (10 hectares em Cotiporã), a empresa lançou dois vinhos em novembro do ano passado – o tinto Dunamis Cor Merlot/Cabernet, da safra 2008, cujo estoque já se esgotou, e o branco Dunamis Ser Sauvignon/Chardonnay, da safra 2010. Um novo lote do Dunamis Cor Merlot/Cabernet, agora da safra 2009, foi lançado em abril.



Mais informações:
www.dunamisvinhos.com.br



Fonte: OAJ Comunicação & Marketing

imprensa@ibravin.org.br

www.ibravin.org.br

www.ibravin.org.br

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Vinhos e espumantes brasileiros são servidos no Festival de Cannes



Rótulos de 14 vinícolas brasileiras, do RS, SC e do Vale do São Francisco, serão apreciados no estande do Cinema Brasil na capital do cinema francês.

Os vinhos e espumantes brasileiros brilharam no Festival de Cinema de Cannes, na França. No sábado (14), das 16h às 18h, no longe do Cinema Brasil, parceiro do projeto Wines of Brasil, desenvolvido parceria entre o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), foi realizado um happy hour de relacionamento para 150 convidados. No local, foram servidos rótulos brasileiros de 14 empresas das três principais regiões vitivinícolas do país (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Vale do São Francisco): Aurora, Basso, Casa Valduga, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Don Giovanni, Don Guerino, Dunamis, Miolo, Pericó, Perini, Peterlongo, Piagentini, Pizzato e Rio Sol.

Além deste coquetel, foi realizada, nesta segunda-feira (16), no Boulevard de La Croisette, uma festa para 300 convidados com a presença do elenco e equipe dos filmes “Trabalhar Cansa” e “Abismo Prateado”, que estão sendo exibidos em Cannes neste ano. O objetivo do encontro promovido na sexta participação consecutiva do Cinema Brasil no Festival de Cinema de Cannes, realizado desde o último dia 11 até o dia 22 de maio, é celebrar a seleção dos dois filmes e a presença da delegação nacional no festival e dar às produtoras associadas uma oportunidade única de relacionamento com agentes de vendas, distribuidores e produtores internacionais.

Saiba mais

O projeto Cinema Brasil é uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP). Vinte e três associados da parceria participarão do Producer’s Network, que acontece dentro do Marché Du Film e reúne cerca de 500 produtores, distribuidores, diretores de festivais, agentes de venda internacionais e representantes de instituições de diversos países para discutir temas relacionados ao mercado audiovisual. Dois filmes nacionais,“Trabalhar Cansa” e “Abismo Prateado”, concorrem a prêmios nas mostras competitivas do festival.


Fonte: OAJ Comunicação & Marketing

imprensa@ibravin.org.br
www.ibravin.org.br

www.ibravin.org.br

terça-feira, 17 de maio de 2011

Vinhos brasileiros participam da HOFEX em Hong Kong



O projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), atravessou o mundo para participar, de 11 a 14 de maio, da HOFEX (14ª Exposição Internacional de Comida, Bebida, Hotel, Restaurante e Equipamentos de Alimentação, Suprimentos e Serviços), realizada no Hong Kong Convention e Exhibition Center, na China. A empresa líder nas exportações de vinhos brasileiros, a Miolo, representou o Wines of Brasil por meio do importador Amorosso Wines, com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE). “Nossa intenção é conhecer melhor o mercado chinês e aumentar a divulgação de nossos produtos, já que começamos a atuar neste país no começo do ano”, informa a a gerente de Marketing Internacional da Miolo, Morgana Miolo. Ela revela que, até o momento, a Miolo exportou dois containers para o país. “Queremos vender pelo menos mais quatro ainda este ano”, projeta.





Hong Kong é um dos oito mercados prioritários das vinícolas brasileiras integrantes do Wines of Brasil. “Hong Kong é a porta de entrada para o imenso mercado da China, que está passando por um rápido crescimento de consumo”, destaca a gerente de Promoção Comercial do projeto, Andreia Gentilini Milan. Ela informa que, em 2010, houve um aumento de 58% no preço médio por litro exportado pelas vinícolas verde-amarelas para Hong Kong. O valor do litro passou de US$ 5,36 em 2009 para US$ 8,47 em 2010. Assim, Hong Kong foi o 4º destino dos vinhos brasileiros entre os países com maior preço médio por litro exportado, atrás apenas da Dinamarca, Austrália e Emirados Árabes Unidos. “Essa é uma prova de que o consumo de vinhos e espumantes em Hong Kong tem crescido nas camadas de consumo de produtos de maior valor agregado, do tipo premium e superpremium”, observa Andreia.

Outras ações





O Wines of Brasil estará presente na Hong Kong Wine Expo, de 3 a 5 de novembro, com seis viníc! olas verde-amarelas. Durante a semana da feira, será realizada uma Master Class (palestra com degustação) para 50 VIPS locais (sommeliers, compradores e formadores de opinião), seguida de um Walkaround Tasting, onde serão montadas mesas para as vinícolas participantes na feira. Logo depois, as cantinas brasileiras estarão na Wine Future Hong Kong, organizada pela Wine Academy of Spain com a presença de Robert Parker, Jancis Robinson e outros grandes nomes. No último dia 12 de abril, os vinhos e espumantes da Miolo foram servidos no almoço oferecido pela presidenta Dilma Rousseff durante a Missão na China.












Fotos: Divulgação Wines of Brasil

Fonte: OAJ Comunicação & Marketing



www.ibravin.org.br

imprensa@ibravin.org.br


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Aluno da primeira turma do Winemaker Miolo ingressa no mercado de vinhos







O Winemaker promovido pela Miolo Wine Group registra seu primeiro aluno a ingressar no mercado de vinhos. O engenheiro eletricista carioca, apaixonado por vinhos e gastronomia, Luiz Carlos Cattacini criou no início deste ano seu próprio negócio na área, batizado com o nome Cattacini.

A nova empresa se propõe a comercializar rótulos nacionais exclusivos encomendados com especificações próprias da Cattacini. Os primeiros produtos disponíveis são o vinho Merlot safra 2009 e o espumante extra brut.

Cattacini fez parte da primeira turma do curso de Winemaker da Miolo, curso de formação de enólogos amadores, em 2008. Além desta qualificação, possui um extenso currículo de especializações em gastronomia e enologia realizadas na Europa e América Latina.

“O Winemaker propiciou um contato maior com o vinho brasileiro e com a própria Miolo, que eu considero ser a melhor vinícola do país. O curso clareou qual seria o meu caminho e reforçou meu sentimento sobre a produção brasileira”, disse o ex-aluno, que pretende agora se dedicar integralmente ao novo negócio.

Ele faz questão de escolher cuidadosamente todas as características das bebidas comercializadas pela marca. “A intenção da Cattacini Vinhos é quebrar preconceitos do mercado, a exemplo do espumante extra brut. Eu gosto de produzir vinhos com que eu me identifique”, diz o proprietário, que já planeja a produção de vinho branco.

Segundo o ele, a Cattacini, que começou a operar em dezembro de 2010, busca a elaboração de vinhos gastronômicos com uma boa relação custo benefício para os clientes. Os produtos da marca já podem ser encontrados em oito lojas e restaurantes no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Os vinhos Cattacini também utilizam garrafas leves, que são produzidas com quantidades mínimas de materiais e energia, e tampas do tipo screw-cap, que dispensam a utilização de rolhas de cortiça. Assim, o impacto ambiental é reduzido e o produto conta com melhor relação custo-benefício.

“Ficamos muitos satisfeitos ao presenciar um aluno nosso montando seu próprio negócio motivado pela paixão pelo vinho e incentivado pelo Winemaker. O objetivo maior do nosso curso é mostrar às pessoas que se atraem pela vitivinicultura todos os caminhos de se elaborar um bom vinho”, afirma o diretor- superintendente da Miolo e responsável pelo Winemaker, Adriano Miolo.

A próxima edição do Winemaker, único curso do gênero na América Latina, começa em 2012 e já tem fila de espera. O projeto permite que os alunos, em sua maioria apreciadores da bebida, conheçam e participem da elaboração de um vinho próprio com rótulo personalizado.

No Winemaker, o aluno tem aulas teóricas e práticas de podas (seca e verde), faz o acompanhamento da maturação da uva, da colheita, da elaboração e do envelhecimento, até o engarrafamento e a criação do rótulo. Além disso, o curso incluiu hospedagens no Villa Europa Hotel & Spa do Vinho Caudalie Vinothérapie, almoços e jantares harmonizados e degustações.


Fonte: Moglia Comunicação Empresarial - Porto Alegre/RS

www.moglia.com.br

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Miolo apresenta seus vinhos em Londres






A Miolo Wine Group estará ao lado dos maiores produtores de vinhos finos do mundo na London International Wine Fair 2011, uma das mais importantes feiras internacionais do setor que ocorre no mês de maio. Dos dias 17 a 19, quem circular pelo evento poderá conhecer vinhos e espumantes da empresa.

Ainda na capital inglesa, a Miolo participa da Decanter New World Encounter, onde apresentará os produtos comercializados atualmente naquele país, no dia 12 de maio.

Também em maio, a Miolo estende sua presença em mais dois eventos internacionais de degustação, um em Zurich, na Suíça, e outro em Estocolmo, na Suécia. Segundo o gerente de importação e exportação do grupo, Fabiano Maciel, a participação em eventos desse porte faz parte do plano de valorização da marca nestes mercados, onde a Miolo já atua desde 2008.

No primeiro trimestre deste ano, a empresa registrou aumento de 300% no valor total exportado em comparação ao mesmo período no ano passado, fato que demonstra que as ações desenvolvidas durante os últimos meses e a mudança nas estratégias comerciais na empresa foram corretas.



Fonte: Moglia Comunicação Empresarial - Porto Alegre/RS
http://www.moglia.com.br/


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Miolo Wine Group e seus 9 Projetos



PROJETOS



Vinícola Miolo:



Vinícola Miolo - Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves/RS



O Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), abriga a primeira unidade da Miolo. Trata-se de uma região reconhecida pela aptidão e vocação para elaboração de espumantes. A empresa trabalha com área de 120 hectares próprios de vinhedos e com produtores integrados, destinados a elaboração dos espumantes Cuvée Tradition e Millésime e dos vinhos Miolo Lote 43, Merlot Terroir e Cuvée Giuseppe. Por representarem o terroir do Vale dos Vinhedos e pela sua qualidade, esses vinhos receberão, em breve, o selo de “Denominação de Origem” (DO).



Seival Estate:






Seival Estate - Região da Campanha - Candiota/RS



Dez anos após adquirir uma área de terra na região da Campanha do Rio Grande do Sul, em 2000, e comprovar na prática o que uma série de estudos sobre terroir apontavam, a Vinícola Miolo transferiu a produção das tradicionais linhas Reserva e Seleção para o projeto Seival Estate, na Campanha.

É lá que são produzidos os vinhos Quinta do Seival Castas Portuguesas e o Quinta do Seival Cabernet Sauvignon, além do ícone Sesmarias, eleito no concurso Top Ten na Expovinis 2010 como o melhor tinto nacional antes mesmo de chegar ao mercado.

O projeto conta hoje com uma área de 250 hectares de vinhedos em produção. Ao final de 2012, serão 400 hectares.



Vinícola Almadén:




Vinhedos da Vínicola Almadén - Livramento/RS



As vinícolas Miolo, Lovara e o empresário Raul Anselmo Randon adquiriram em outubro de 2009, a Vinícola Almadén, localizada em Santana do Livramento (RS), uma das mais tradicionais empresas de vinhos do Brasil. Em 2010, a Miolo lançou a nova linha de vinhos da Almadén (Livramento-RS) composta por 10 produtos entre brancos, tintos, roses e frisantes. Os novos produtos são mais frutados leves e descomplicados, com aromas frutados e elegantes ao paladar, acompanhando as tendências dos vinhos do Novo Mundo, ideais para o dia a dia.

Um dos destaques do novo portfólio é a linha Almadén Sunny Days nas versões White (branco), Blush (rose) e Red (tinto). Esses frisantes são elaborados a partir da fermentação natural dos vinhos através do método charmat, o mesmo usado para espumantes. A técnica é tradicionalmente empregada nos frisantes italianos.



Linha de produtos Almadén


Na Expovinis 2011 a Almadén lançou a linha de espumantes, que será comercializado a partir de junho.


Espumante Almadén


A meta é duplicar a participação da Almadén no mercado brasileiro de vinhos até 2013. Os sócios planejam investir R$ 12 milhões iniciais em marketing, vinhedos, mecanização, tecnologia e na modernização da estrutura de enoturismo semelhante a do Vale dos Vinhedos.



Máquina da marca francesa Pellenc


RAR:

Vinhedos localizados nos Campos de Cima da Serra/RS


Uma parceria com o empresário Raul Anselmo Randon resultou na produção do vinho RAR. Os vinhedos estão localizados nos Campos de Cima da Serra, RS. É uma das regiões produtoras de uvas mais alta do Brasil, com mil metros de altitude.

Depois de colhidas, as uvas seguem para a cantina da Miolo, no Vale dos Vinhedos, onde o vinho é elaborado e envelhecido em barricas de carvalho. São produzidos hoje 200 mil litros em 80 hectares. A estimativa é produzir 1,5 milhão de litros em 2018, em 200 hectares.

A marca RAR possui três vinhos: O super premium Merlot/Cabernet Sauvignon e a linha Collezione, com os varietais Pinot Noir, Merlot e Viognier (lançado na Expovinis 2011).



Lovara:



Vinícola Lovara - Serra Gaúcha/RS



A Lovara está na Serra Gaúcha, uma região montanhosa, marcada pela presença do Rio das Antas, com altitudes que variam de 400 metros a 800 metros. Seguindo o conceito de vinícola boutique a vinícola elabora anualmente cerca de 200 mil litros de vinho em 50 hectares. A estimativa é produzir 300 mil litros de vinhos em 2018. É na Lovara que é produzido o Gran Lovara, além dos vinhos Lovara Chardonnay, Merlot e Cabernet Sauvignon.



Vinícola Ouro Verde:



Vinícola Ouro Verde - Vale de São Francisco/Bahia



Adquirida em 2000 a partir de uma parceria entre as Vinícolas Lovara e Miolo, a Vínícola Ouro Verde tem 200 hectares de vinhedos próprios. Atualmente, a vinícola pertence às duas vinícolas e à espanhola Osborne. Produz 2 milhões de litros entre vinhos e espumantes e mais 500 mil litros de vinho para brandy, sendo líder neste segmento. A área duplicará até 2018 e estará produzindo quase 10 milhões de litros de vinhos, espumantes e brandy.

Localizada em Casa Nova, no lado baiano do Vale do São Francisco, a Vinícola Ouro Verde produz os vinhos e espumantes da linha Terranova e o brandy Osborne, líder nacional de mercado em sua categoria.



Costa Pacífico:





Em 2005, a Miolo firmou joint-venture com a chilena Via Wines, uma das maiores exportadoras do Chile, para distribuição dos vinhos da marca Costa Pacífico da empresa no Brasil.


Osborne:






A espanhola Osborne, maior produtora de brandy da Espanha e uma das mais respeitadas vinícolas do país, firmou parceria com Miolo e Lovara para produzir brandy no Brasil e comercializar seus principais rótulos no país.



Los Nevados:





A linha argentina Los Nevados é elaborada em parceria com o enólogo César de Azevedo, brasileiro que construiu sua carreira no país vizinho. Azevedo foi colega de Adriano Miolo no curso de Enologia na faculdade Don Bosco, em Mendoza, entre 1988 e 1995. Os produtos da linha são distribuídos no Brasil pela Miolo Wine Group e na Argentina e mercados internacionais por Azevedo. Ela é formada inicialmente pelos varietais tintos Malbec, Cabernet Sauvignon e o branco Chardonnay.



Henry Marionnet:


Em 2009, o grupo se associou ao winemaker francês, considerado mundialmente como o papa do Gamay, Henry Marionnet. A relação entre Miolo e Marionnet envolve, além do intercâmbio enológico, uma relação comercial. A Miolo Wine Group distribui no Brasil o Cepáge Oubliés de Marionnet.



Giovanni Rosso e Podere San Cristoforo:


Como forma de homenagear as raízes da família Miolo, que descende de italianos, bem como a região onde a sede da Vinícola Miolo está inserida, no coração do Vale dos Vinhedos, local de forte descendência e influência italiana, a Miolo Wine Group desde o início de 2010, traz para o Brasil dois dos melhores e mais renomados vinhos italianos. O Barolo Serralunga, elaborado por Davide Rosso, da Vinícola Giovanni Rosso, e o Carandelle, de Lorenzo Zonin, da Vinícola Podere San Cristoforo.

Os vinhos são elaborados em duas das regiões produtoras mais expressivas da Itália: Piemonte (Barolo) e Toscana. Davide Rosso e Lorenzo Zonin pertencem à nova geração de enólogos da Itália e estão fazendo um excelente trabalho que já começa a ser reconhecido no mundo.



Bellavista Estate Bueno:



A Vinícola Bueno Bellavista Estate está localizada na Campanha Gaúcha, no Paralelo 31, faixa do planeta onde se encontram algumas das melhores regiões vitivinícolas do mundo (Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Argentina e Chile) e reconhecida como uma das mais promissoras para o cultivo de uvas.







Galvão Bueno


A vinícola é de propriedade do narrador esportivo Galvão Bueno. Os produtos têm a assinatura do renomado winemaker francês Michel Roland e foram elaborados com a orientação técnica dos enólogos da Miolo e com importante influência Galvão, um apaixonado por vinhos.



Bueno Paralelo 31

Bueno Cuveé Prestige
















Os rótulos e o logo da Vinícola têm como inspiração a força e o estigma de sucesso de Galvão Bueno, a qualidade e o arrojo da MWG e a exuberância da região da Campanha.


Enoturismo:



A vitivinicultura desperta a paixão de tantas pessoas não apenas pelo produto final. O encanto provocado pelas paisagens formadas pelos vinhedos e pelas belezas de cada região em que a Miolo está instalada levaram a empresa a investir no enoturismo.

As Vinícolas Miolo, Almadén, Lovara e Ouro Verde possuem toda a estrutura para receber visitantes, com sala de degustação, visitação às caves, aos vinhedos, além de cursos de degustação.

O mesmo acontecerá nos próximos anos no Seival Estate, na Campanha Gaúcha, perto da fronteira com o Uruguai. A propriedade da família Miolo foi palco de uma das maiores batalhas travadas durante a Revolução Farroupilha (1835-1845). Foi lá que aconteceu a Proclamação da República Rio-Grandense. O projeto é uma tradicional fazenda dos Pampas Gaúchos. Possui criação de bovinos da raça Braford e ovinos da raça Texel.



Metas Miolo Wine Group:


O Planejamento estratégico da Miolo Wine Group até 2018, tem como metas: A elaboração de 20 milhões de litros por ano de vinhos e espumantes e 1.200.000 litros de Brandy. As empresas do grupo terão 2.000 ha de vinhedos em produção, e destinarão 40% da produção para o mercado internacional.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Miolo Wine Group consolida-se como líder de referência em vinhos finos no País





A Miolo Wine Group é líder no mercado nacional de vinhos finos entre as vinícolas brasileiras, com cerca de 40% de market share, e referência em qualidade. A empresa elabora mais de 100 rótulos produzidos em seis projetos vitivinícolas no Brasil, em diferentes regiões, incluindo as parcerias internacionais com Argentina, Chile, Espanha, Itália e França. É a maior exportadora brasileira de vinhos e está entre as três principais produtoras de espumantes, com participação de 15% no mercado. Em 2009, seu faturamento foi R$ 95 milhões, 32% acima do de 2008.

As empresas do grupo elaboram 12 milhões de litros de vinhos finos e possuem a maior área de vinhedos próprios no País, com 1.150 ha, todos de uvas viníferas, conduzidas pelo sistema vertical (espaldeira).
Nos últimos dez anos, a Miolo Wine Group investiu R$ 120 milhões em expansão da produção, tecnologia de ponta, mudas importadas, instalações e equipamentos de última geração.
Em outubro de 2009, anunciou a compra da Vinícola Almadén, uma das mais tradicionais marcas de vinhos do Brasil, e passou a atuar em um segmento de mercado que ainda não participava.

História

Num curto espaço de tempo, a Miolo cresceu e consolidou-se no mercado brasileiro de vinhos finos. Embora a família trabalhe na viticultura desde 1897, partiu para a produção comercial de vinhos somente em 1990. O primeiro vinho da marca Miolo foi um merlot produzido com as uvas do Vale dos Vinhedos, sede da empresa. Em 20 anos, a empresa tornou-se líder no mercado de vinhos finos nacionais.


Em 2006, a Miolo passou a ser chamada de Miolo Wine Group, que hoje reúne uma linha de mais de 100 produtos elaborados a partir de parcerias nacionais e internacionais. O grupo já possui seis projetos em seis regiões vitivinícolas brasileiras: Vinícola Miolo (Vale dos Vinhedos, RS), Seival Estate (Campanha, RS), Vinícola Almadén (Campanha, RS), RAR (Campos de Cima da Serra, RS), Lovara Vinhas e Vinhos (Serra Gaúcha, RS), Bellavista Estate (Campanha Gaúcha-RS) e Vinícola Ouro Verde (Vale do São Francisco, BA). Além disso, conta também com seis acordos de joint ventures interncionais: Costa Pacífico (Chile), Osborne (Espanha), Los Nevados (Argentina), Henry Marionnet (França), além das vinícolas Podere San Cristoforo e Giovanni Rosso (Itália).


Exportação


A Miolo Wine Group é líder na exportação de vinhos do Brasil. O desempenho da empresa em 2009 foi destaque em premiação realizada pelo Projeto Setorial Integrado Wines From Brazil do Ibravin e Apex-Brasil. A Miolo foi a empresa que alcançou o maior valor exportado entre as 40 vinícolas participantes do projeto Wines From Brazil e exportou para o maior número de países.

Em 2002, a Miolo partiu para a busca de mercados internacionais com o objetivo de mostrar para o mundo a vocação brasileira de produzir vinhos finos e espumantes de qualidade. Atualmente, a empresa exporta cerca de 10% de sua produção e está presente em mais de 20 países.

O fortalecimento no mercado internacional não é retratado apenas pelo crescimento das vendas, mas também pelos locais em que é possível adquirir os vinhos da empresa. Trata-se da 1ª vinícola brasileira a listar um vinho no Buddha Bar, um dos mais charmosos pontos de badalação de Londres. A empresa também colocou seus produtos na carta de restaurantes internacionais famosos, como o Benares, em Londres, CN Tower, no Canadá, e no Hotel Le Meridien, em Dubai. O fortalecimento da presença em pontos sofisticados conhecidos mundialmente é uma das estratégias da Miolo para aumentar sua atuação no exterior e agregar valor a sua marca.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Vinhos & Cia apresenta com exclusividade para Metade Sul do Estado /RS o Suco de Uva Vistamontes




Depois de uma longa procura por sucos de uva, buscando qualidade, sabor, apresentação e diferenciação no mercado, a Vinhos & Cia encontra o produto ideal para representar em suas regiões.

Com o objetivo de agregar ao negócio de representações com o foco no mercado da Uva e do Vinho, a empresa Vinhos & Cia apresenta com exclusividade para toda Metade Sul, o Suco de Uva Integral, Sem Adição de Açúcar e Água e Sem Conservantes da VISTAMONTES.




Tarcísio Nunes (Vinhos & Cia e Representante da Miolo Wine Group) e Anderson De Césaro (Vistamontes)

Um suco de uva elaborado com os mesmos cuidados de um autêntico vinho


O produto pode ser encontrado em embalagens de 300ml e 500ml, sem a adição de açúcares, água ou conservantes.
"Sofisticado e saboroso", assim os consumidores estão qualificando o suco de uva Vistamontes, que é elaborado com os mesmos cuidados de um autêntico vinho.


Vistamontes é uma pequena empresa, que produz exclusivamente suco de uva obtido da seleção de uvas cultivadas em vinhedos da própria família,  localizada na Rota das Cantinas Históricas no Distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves/RS.

A leveza do suco se destaca justamente por não ser um produto adocicado, enjoativo ou ácido, o que lhe permite acompanhar refeições sem agredir o paladar e até mesmo acompanhar degustações de vinhos.










Máquinas e tanques foram projetados por eles e produzidos de acordo com a proposta e necessidade da pequena indústria.




A delicada extração do suco, a separação dos sólidos e a estocagem em temperatura correta fazem parte do processo de produção.


É por isso que o suco de uva Vistamontes mantém todo o sabor das uvas, variedades Bordô e Isabel.


 COM 3 ANOS DE VALIDADE E
100% NATURAL.





O suco é uma criação dos jovens enólogos Geyce Marta Salton e Anderson De Césaro, que respondem tecnicamente pelo produto.


Os sucos podem ser encontrados em delicatessens, hotéis, pousadas e restaurantes de várias cidades gaúchas, PR, SP, MG e BA.




A Vinhos & Cia começa a realizar um trabalho de colocação em Restaurantes, Hotéis e Lojas especializadas para toda Metade Sul do Estado do Rio Grande do Sul.



Importante lembrar, que este produto é diferenciado e não será encontrado em redes de supermercados.




 A Vinhos & Cia estará realizando na próxima semana em diversos locais a apresentação e divulgação do produto com degustações dirigidas.


Aliando conhecimento ao amor pelo que faz, a VISTAMONTES
apresenta seus produtos:










Produto: Suco de Uva Tinto Integral
Embalagem: Vidro, totalmente reciclável
Volume: 300 ml
Sem conservantes, sem adição de açúcar.
Variedade: Bordô e Isabel
Origem:
Faria Lemos – Bento Gonçalves
Pocesso:
-
Desengace das uvas maduras;
- Aquecimento do mosto a 50°C para extração do suco;
- Separação dos sólidos;
- Engarrafamento à 85°C em garrafas de vidro;
- Estocagem a temperatura média de 20°C;
- Prazo de validade 3 anos.










 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------









Produto: Suco de Uva Tinto Integral
Embalagem: Vidro, totalmente reciclável
Volume: 500 ml
Sem conservantes, sem adição de açúcar.
Variedade: Bordô e Isabel
Origem: Faria Lemos – Bento Gonçalves

Pocesso:

- Desengace das uvas maduras;
- Aquecimento do mosto a 50°C para extração do suco;
- Separação dos sólidos;
- Engarrafamento à 85°C em garrafas de vidro;
- Estocagem a temperatura média de 20°C;
- Prazo de validade 3 anos.







 






Maiores Informações:  www.vistamontes.com.br