De Viver com Plenitude, em Família, entre Amigos...

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Crítica norte-americana visita vinícolas gaúchas

A conhecida crítica norte-americana de vinhos, Leslie Sbrocco, escritora e participante regular do programa Today, da NBC, acaba de realizar uma visita de dois dias a cinco vinícolas da região da Uva e do Vinho na Serra Gaúcha. Convidada pelo projeto Wines of Brasil, realizado em parceria entre o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Leslie conheceu os vinhos e espumantes da Aurora, Casa Valduga, Lidio Carraro, Miolo e Pizzato. “São vinhos elegantes, que lembram muito o Norte da Itália”, disse ela após as visitas no Twitter (@lesliesb).


Em depoimento para a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan, a norte-americana afirmou que gostou muito da qualidade geral dos vinhos brasileiros e, especialmente, da relação custo-benefício dos rótulos degustados. “Os produtos que provei são competitivos no mercado americano”, declarou. Leslie destacou ainda a elegância europeia dos vinhos verde-amarelos, o baixo teor de álcool e a boa acidez. Em um depoimento gravado para o Wines of Brasil (disponível no canal youtube.com/winesofbrasil), ela disse que espera provar vinhos de outras regiões do País, acreditando que o futuro é muito promissor para os vinhos brasileiros.


Esta foi a sua terceira visita ao Brasil, mas só a primeira à região da Uva e do Vinho na Serra Gaúcha. Antes, Leslie tinha degustado poucos vinhos brasileiros. No ano passado, recomendou o Lote 43 no programa de TV em que participa na NBC.


Fonte: Ibravin

http://www.ibravin.org.br/

sábado, 20 de agosto de 2011

Adriano Miolo apresenta degustação vertical de Lote 43 com a Sbav no Rio de Janeiro







Lote 43
Cidade que atrai cada vez mais as atenções mundiais, o Rio de Janeiro sempre foi sinônimo de vanguarda. E isto não é diferente em se tratando do interesse dos cariocas por vinhos. A Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho do Rio de Janeiro (Sbav-Rio) recebe, no próximo dia 22, Adriano Miolo, um dos mais destacados enólogos brasileiros. O diretor enólogo do Miolo Wine Group aceitou o convite da entidade para comandar uma degustação vertical com cinco safras do Lote 43 (1999, 2002, 2004, 2005 e 2008). É a maior vertical desse vinho já realizada na Cidade Maravilhosa.


Resultado do corte de vinhos das castas Cabernet Sauvignon e Merlot, o Lote43 é elaborado apenas em safras excepcionais na avaliação da vinícola. As uvas são provenientes do Vale dos Vinhedos (RS), no mesmo vinhedo que o patriarca da família, Giuseppe Miolo, se instalou quando chegou ao Brasil em 1897.

Sua elaboração adapta o conceito do "cru", que se refere ao pedaço especial de terra cultivada com um vinhedo dentro de uma área de denominação de origem controlada.

Utilizando-se das melhores tecnologias de produção, a Miolo trabalha o Lote 43como o seu vinho ícone no terroir da Serra Gaúcha e ajuda a consolidar a imagem do Brasil como produtor de vinhos de alta qualidade. É um vinho que apresenta características próprias para o envelhecimento e possui estrutura suficiente para suportar muitos anos de garrafa.

"Adriano Miolo é um jovem e talentoso enólogo, que protagonizou uma revolução na vinicultura nacional quando convenceu a família a converter os antigos vinhedos da família do sistema de latada para as espaldeiras.

Essa ousadia deu uma nova personalidade ao vinho brasileiro, que passou a incorporar práticas mais modernas no cultivo e nas diversas fases da produção. Produtores e consumidores saíram lucrando nesse processo", destaca Paulinho Gomes, presidente da Sbav-Rio.


"O Lote 43 é um dos poucos rótulos brasileiros com nítido potencial de guarda. Analisar a evolução das cinco safras selecionadas será uma grande oportunidade para os apreciadores de vinho", acrescenta Paulo Nicolay, vice-presidente da entidade.

Evento: Degustação Vertical do Lote 43 (safras 1999, 2002, 2004, 2005 e 2008)
Data: 22 de agosto
Horário: 19h30

Local: Restaurante Ícaro (Shopping Rio Sul) em Botafogo
Preço: R$ 70 (sócios Sbav) e R$ 100 (não sócios)
Informações e reservas: (21) 2537-2474 (a partir de 13h)
ou pelo e-mail secretaria@sbav-rio.com.br



Fonte: Moglia Comunicação Empresarial Porto Alegre-RS
http://www.moglia.com.br

sábado, 6 de agosto de 2011

Homenagem ao Vinho, à Região da Campanha e à Nós Por Stela Vasconcellos




Agradecemos à Stela, pessoa maravilhosa, jornalista, fotógrafa e amiga de grande valor.
Desejamos crescimento e desenvolvimento da Região da Campanha na cultura do vinho!
Degustem com moderação.