De Viver com Plenitude, em Família, entre Amigos...

sábado, 22 de outubro de 2011

Ibravin realiza Circuito Brasileiro de Degustação em três capitais brasieliras

Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro receberão 25 vinícolas brasileiras de quatro estados produtores para degustação de seus melhores vinhos, espumantes e suco de uva 100% natural e integral. Os melhores vinhos e espumantes brasileiros em um só lugar. Esta é a proposta do Circuito Brasileiro de Degustação, que o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) retoma este ano, com patrocínio do Sebrae e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Três capitais brasileiras receberão a edição deste ano do Circuito, que não era realizado desde 2005. O Ibravin reunirá 25 vinícolas brasileiras, de quatro estados produtores – Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – para degustação de vinhos, espumantes e suco de uva 100% natural e integral.

O roteiro começa na próxima segunda-feira (dia 24 de outubro), em Porto Alegre, no Salão Nobre da Catedral Metropolitana (Rua Duque de Caxias, 1047). Na terça-feira (25), o Circuito aterissa em São Paulo, no Festivo Eventos (Rua Cônego Eugênio Leite, 1098, em Pinheiros). Na quinta-feira (27), será a vez do Rio de Janeiro receber as 25 vinícolas brasileiras, no Salão Marlin Azul do Iate Clube (Avenida Pasteur, 333, na Urca). “No próximo ano, queremos levar o Circuito para outros polos de consumo de vinho e espumante no País, como o Nordeste, o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil”, afirma o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani. 

O Circuito Brasileiro de Degustação será realizado das 15h às 22h nas três cidades. Das 15h às 19h, o evento é fechado para profissionais (sommeliers, chefs, proprietários de restaurantes, bares, hotéis, entre outros) e jornalistas. A partir das 19h, o Circuito abre para o público em geral. O preço do ingresso é de R$ 50. O Ibravin está oferecendo 100 vagas gratuitas para consumidores de cada cidade. Para se habiliar, basta enviar um e-mail para vinhoearte@gmail.com (Porto Alegre), mailto:cintia.silva@exponor.com.br   (São Paulo)  
 e rsvp@vezestres.com.br  (Rio de Janeiro).


Programação

A novidade desta edição do Circuito será a realização de palestras com degustações temáticas, tendo como condutores os principais jornalistas e críticos de vinhos do Brasil. A sommelier carioca Deise Novakoski conduzirá o tema “A Diversidade dos Vinhos Brasileiros”, sempre às 20h nas três capitais. “A ideia é mostrar a diferença entre os vários terroirs do País”, explica Deise. Os rótulos escolhidos pela sommelier são os seguintes: Syrah safra 211, da Sociedade Vinícola Estrada Real, de Minas Gerais; Syrah safra 2010, da Duccos, de Pernambuco; Sauvignon Blanc safra 2010, da Pericó, de Santa Catarina; Gamay safra 2011, da Salton, Rio Grande do Sul; e Ruby Cabernet safra 2008, da Campos de Cima, Campanha Gaúcha. O jornalista Marcelo Copello falará, sempre às 16h, sobre “As raridades dos Vinhos do Brasil”. “Quero apresentar vinhos de vinícolas que merecem mais atenção dos consumidores pela qualidade dos produtos elaborados”, afirma Copello. Escolhido em 2009 como o mais influente jornalista de vinhos do Brasil pela revista Meininger´s Wine Business International da Alemanha, Copello escolheu os seguintes rótulos para o seu painel: Perini Quatro safra 2008, da Vinícola Perini; Documento Merlot safra 2009, da Dom Cândido; Casa Venturini Chadonnay safra 2010, da Vinícola Góes & Venturini; Tannat safra 2008, da Antônio Dias; e Via 1986 Marselan safra 2009, da Viapiana.

A mesa redonda sobre os espumantes brasileiros, que será realizada às 18h, contará com cinco convidados locais de cada uma das capitais. Por isso, os espumantes que serão degustados em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro serão diferentes. “Assim teremos um sabor local em cada uma das cidades”, comenta o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. Já estão confirmados os nomes de Danilo Ucha, Irineu Guarnier, Affonso Ritter, Marcela Duarte e Andreia Debon para a mesa redonda de Porto Alegre. No Rio de Janeiro, teremos Luciana Fróes, Affonso Nunes, Rogério Dardeau, Pedro Hermeto e Cláudio Werneck. Em São Paulo, os participantes serão Suzana Berelli, José Luiz Pagliari, Sergio Inglez de Sousa, Maurício Tagliari e um convidado surpresa escolhido pelo Enoblogs.

Para participar das palestras é preciso se inscrever antecipadamente pelos e-mails mailto:vinhoearte@gmail.com (Porto  (Porto Alegre), cintia.silva@exponor.com.br  (São Paulo) e rsvp@vezestres.com.br  (Rio de Janeiro). As vagas são limitadas. Histórico
A promoção dos Vinhos do Brasil pelo País por meio da realização de um Circuito de Degustação começou em outubro de 2004. O 1º Circuito de Degustação de Vinhos do Brasil passou por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em sua 2ª edição, nos meses de abril e maio de 2005, o Circuito esteve nas cidades de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

O sucesso do evento, com mais de 500 participantes por cidade, garantiu a sua realização duas vezes por ano. A 3ª edição foi realizada também em 2005, no mês de outubro, em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Recife e Salvador. Na ocasião, participaram 17 vinícolas.   Vinícolas participantes do Circuito Brasileiro de Degustação:

Antônio Dias – Basso – Campos de Cima – Casa Valduga – Cave Marson –
Cooperativa Vinícola Aurora – Cooperativa Vinícola Garibaldi – Dal Pizzol –
Dom Cândido – Domno do Brasil – Don Giovanni – Don Laurindo – Duccos –
Dunamis – Góes & Venturini – Larentis – Lidio Carraro – Miolo – Pericó –
Perini – Pizzato – Sociedade Vinícola Estrada Real – Salton – Valmarino – Viapiana

Fonte: IBRAVIN

sábado, 15 de outubro de 2011

Churrasco e vinho brasileiro na Alemanha

Aurora, Casa Valduga, Cordilheira de Santana, Garibaldi, Miolo, Perini e Piagentini tem seus vinhos tintos harmonizados com carne no estande do Brazilian Beef na Anuga 2011.

Churrasco e vinho. Esta combinação tipicamente gaúcha e brasileira marcou presença na Feira Internacional de Alimentos da Alemanha (Anuga), a maior e mais importante feira de alimentos do mundo, que se encerra nesta quarta-feira (12), em Colônia, na Alemanha. Sete vinícolas brasileiras – Aurora, Casa Valduga, Cordilheira de Santana, Garibaldi, Miolo, Perini e Piagentini – tiveram, desde sábado (8), seus vinhos tintos servidos no restaurante do projeto Brazilian Beef, mantido pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), em parceria com a rede Barbacoa, para divulgar a qualidade da carne brasileira. A iniciativa é uma parceria do projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com a Abiec.

O sabor de cortes como picanha, contra-filé e filé mignon ganharam um sabor a mais este ano com a harmonização dos vinhos tintos verde-amarelos de diversas variedades de uva, tais como Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Tannat e Marselan. “Nada melhor do que unir churrasco e vinho para uma experiência brasileira completa”, comenta a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan.

Um cardápio de vinhos em papel reciclável foi criado pelo Wines of Brasil e distribuído aos visitantes do estande construído com material reciclável, demonstrando a preocupação das instituições de promoção da carne e do vinho brasileiro com a sustentabilidade. No dia 10 de outubro, ocorreu uma coletiva de imprensa sobre carne orgânica no estande, reunindo jornalistas internacionais e grandes importadores de alimentos e bebidas. “A Alemanha foi o nosso quarto país comprador de vinhos no ano passado, por isso a nossa presença na Anuga é fundamental para mostrar a consistência e a crescente evolução de qualidade dos vinhos brasileiros”, Andreia.

Pelo menos nove empresas – Miolo, Aurora, Casa Valduga, Garibaldi, Boscato, Rio Sol, Cordilheira de Santanna, Lovara e Lidio Carraro – já exportam para a Alemanha. Conforme Andreia, de todas as bebidas alcoólicas, o consumo de vinhos foi o único que não caiu nos últimos anos no país tradicionalmente conhecido como o berço da cerveja. “O vinho brasileiro é autêntico, jovem e focado nas pessoas que procuram uma vida mais alegre e são atentas a novas experiências”, observa, ressaltando a combinação entre curiosidade e novidade que os vinhos brasileiros trazem aos novos consumidores da bebida de Baco.


Fonte: OAJ Comunicação & Marketing

Vinhos Miolo serão apresentadosem degustação especial para Jay Miller em NY

A Miolo Wine Group está entre as cinco vinícolas escolhidas como Embaixadoras do Vinho Brasileiro para uma degustação especial em 16/9 com um dos maiores consultores de vinhos da atualidade, Jay Miller, parceiro do crítico Robert Parker, em Nova Iorque. Representada pelo Gerente de Exportações Fabiano Maciel, a empresa fará uma apresentação sobre o cenário do vinho no Brasil. O consultor americano ainda degustará 35 rótulos brasileiros.

O evento é parte da agenda da Miolo em uma viagem que faz de 11 a 22 de setembro, nos Estados Unidos e no Canadá. Além da degustação com Jay Miller, nos EUA a Miolo participa do Annual Tasting NY e de três Master Class, conduzidos pelo Sommelier Evan Goldstein, em Washington DC, Nova Iorque e Chicago.

Com a viagem, a Miolo pretende prospectar novos negócios e definir estratégias de exportação para 2012. “Precisamos verificar novas tendências de mercado no Canadá, que é um dos mais importantes para a Miolo, além disso, os Estados Unidos, pela primeira vez na história, lideram o consumo de vinhos no mundo”, explica Fabiano.





Fonte: Moglia Comunicação - Porto Alegre/RS