Único curso da América do Sul para formação de enólogos amadores inicia módulo destinado aos espumantes em fevereiro. Será entre os dias 3 e 5 de fevereiro, durante a colheita das uvas brancas e tintas para espumantes no Vale dos Vinhedos (RS), que ocorre o primeiro encontro do módulo II do programa Winemaker da Escola do Vinho Miolo.
A turma, formada por 21 alunos que participaram das duas primeiras edições do programa destinado à elaboração de vinho tinto, desta vez elaborará um espumante por meio do método champenoise. O programa terá duração de um ano e meio. Um vinhedo exclusivo de chardonnay, em São Gabriel, no Vale dos Vinhedos (dentro da região delimitada de Denominação de Origem), foi preparado para os trabalhos do grupo.
Para finalizar, será feito o degorgement (remoção dos sedimentos de leveduras que foram introduzidas nas garrafas de espumante para provocar uma segunda fermentação), no Vale dos Vinhedos, em junho do próximo ano. Os participantes receberão seus espumantes com rótulo personalizado no final de 2013. Durante os encontros em Bento Gonçalves, os participantes ficarão hospedados no Hotel e SPA do Vinho Caudalie, localizado em frente à Miolo, em meio aos vinhedos.
O programa, além do conteúdo técnico e prático, ainda contempla jantares e almoços harmonizados e degustações temáticas e verticais. O enólogo Adriano Miolo é quem conduz todo o programa, juntamente com a equipe de engenheiros agrônomos, enólogos e técnicos. O módulo I do programa é pré-requisito para o módulo II, de espumantes.
A próxima turma de Winemakers Vinho Tinto inicia em agosto deste ano. Os interessados já podem fazer a reserva de sua inscrição pelo email gabriela@miolo.com.br
ou pelo telefone 54.2102 1500, com Gabriela Jornada.
Fonte: Moglia Comunicação Empresarial - Porto Alegre/ RS
http://www.moglia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário