De Viver com Plenitude, em Família, entre Amigos...

domingo, 11 de março de 2012

Vinícolas brasileiras buscam novas oportunidades de negócios na Finlândia


 

Embaixador brasileiro em Helsinque, Norton de Andrade M. Rapesta, está empenhado em aumentar as exportações de rótulos verde-amarelos para a Rússia e os países nórdicos a partir da Finlândia.





Usar a Finlândia como plataforma de exportação para a Rússia e os países bálticos (Lituânia, Letônia e Estônia). Esta é a proposta do embaixador do Brasil na Finlândia, Norton de Andrade M. Rapesta, que abriu a Master Class (palestra com degustação) conduzida pelo sommelier finlandês Antti Uusitalo sobre os vinhos brasileiros para 30 jornalistas, sommeliers e compradores nesta sexta-feira (9), no Restaurante Sundmans,
o mais tradicional de Helsinque.



Duas negociações empolgaram o embaixador brasileiro, que convidou pessoalmente os compradores da Peter Justesen, líder mundial em compras "Duty Free" para diplomatas de todo o mundo, e da Tallink, uma das maiores empresas de transporte marítimo de passageiros e de carga que possui um "Duty Free" na travessia entre os países em torno do Mar Báltico.



"O Brasil que é muito conhecido pelo futebol, pelo Carnaval e pela caipirinha, tem outras atrações a oferecer a vocês, como o vinho", disse o embaixador na abertura da Master Class. "Além do mercado de 5 milhões de pessoas da Finlândia, as vinícolas brasileiras querem estabelecer negócios com os vizinhos, especialmente com os 10 milhões de habitantes de São Petesburgo, na Rússia", anunciou o embaixador aos presentes.





 

O desafio é encontrar importadores que possam atender este mercado. A Peter Justesen mandou dois compradores da Dinamarca especialmente para o evento do Wines of Brasil, projeto de exportação dos vinhos finos brasileiros realizado em parceria entre o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).



Magnus Skjorshammer, da Tallink, disse que "é grande a possibilidade dos vinhos brasileiros começarem a serem comercializados no "Duty Free" dos navios da sua empresa a partir de 2013. "Os vinhos brasileiros são muito bons, tem qualidade e preço competitivos. Agora, só temos de escolher os importadores que fornecerão os produtos a Tallink", disse. A compradora da empresa deve ir ao Brasil ainda este ano visitar as vinícolas e degustar mais produtos.




A Embaixada do Brasil na Finlândia levará os vinhos brasileiros para a feira de gastronomia que acontece daqui 15 dias em Helsinque. "Vamos estar sempre presentes, servindo nossos vinhos em todos os eventos oficiais da Embaixada, estimulando o consumo dos rótulos brasileiros na Finlândia", disse o embaixador.




Seis vinícolas – Aurora, Basso, Casa Valduga, Lidio Carraro, Miolo e Salton – participaram dia (9) da degustação de vinhos e espumantes brasileiros para jornalistas, sommeliers e compradores da Finlândia, Estônia e Dinamarca. O evento foi patrocinado pelo governo federal, por meio do Ministério de Relações Exteriores (MRE) e do Itamaraty, via Embaixada do Brasil na Finlândia.

 

 



Fonte: OAJ Comunicação & Marketing

imprensa@ibravin.org.br

www.ibravin.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário