Quarto evento de degustação de rótulos verde-amarelos ocorreu em Toronto, numa promoção do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio do Itamaraty e da Consulado-Geral do Brasil em Toronto, em parceria com o projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin e pela Apex-Brasil. Dez vinícolas brasileiras apresentaram seus produtos para sommeliers e representantes do LCBO, uma espécie de monopólio governamental, que controla a importação, comercialização e distribuição de bebidas alcoólicas em Toronto, no Canadá.
A promoção do quarto evento de promoção do vinho brasileiro em Toronto, no dia 13 de setembro, foi do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio do Itamaraty e da Consulado-Geral do Brasil em Toronto, em parceria com o projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
As vinícolas participantes da degustação de rótulos brasileiros em Toronto foram Aurora (David Litner), Casa Valduga (Elisa Walker), Basso (Wagner Alberti), Lidio Carraro (Patrícia Carraro), Miolo (Fabiano Maciel), Pizzato (Flavio Pizzato), Salton (Vagner Montemaggiore), além de Piagentini, Sanjo e Santo Emílio, representadas por Francine Kaga, da trading Suriana. “Desde o ano passado, conseguimos incluir dois vinhos na LCBO, graças a degustações como esta”, afirma a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan.
Este ano, três representantes da LCBO estiveram presentes no evento. “Esperamos aumentar a presença de vinhos brasileiros no monopólio depois desta degustação”, comenta Andreia. No primeiro semestre deste ano, o Canadá importou 7 mil litros de vinhos brasileiros – 16 vezes mais do que o primeiro semestre do ano passado. O valor exportado de vinho brasileiro ao Canadá somou US$ 46 mil de janeiro a junho deste ano, mais de oito vezes do que o mesmo período do ano passado. “Nós temos o Canadá na lista dos oito países prioritários para a exportação de vinho brasileiro. Desde 2007, temos promovido os nossos vinhos e espumantes em Ontário e Quebec buscando o nosso espaço no mercado canadense”, destaca Andreia.
O embaixador do Brasil em Toronto, Afonso Cardoso, esteve presente no almoço harmonizado com vinhos brasileiros. A Master Class (palestra seguida de degustação) foi aberta pela ministra Wanja Campos da Nóbrega, chefe do Setor de Promoção Comercial do Consulado-Geral do Brasil em Toronto (Secom). “Nós queremos romper a barreira do desconhecimento e mostrar que o vinho brasileiro não deve nada em termos de qualidade aos do velho mundo, como França e Itália, e nem aos novos produtores, como África do Sul e Austrália. Ele é pouco conhecido no exterior não por ter uma qualidade inferior, mas porque o consumo tem sido até então mais doméstico”, diz a ministra Wanja Campos da Nóbrega. “Como nós temos um bom mercado interno, não havia necessidade de buscar o mercado externo, mas é importante buscar uma internacionalização e uma presença brasileira em segmentos diversificados, o que colabora com a imagem positiva do Brasil.
Temos feito um trabalho de educação que leva tempo, mas que irá contribuir com a boa imagem do vinho brasileiro no Canadá”, completa. Saiba maisA LCBO é a LiquorBoard oficial da província de Ontário, uma espécie de monopólio governamental, que controla a importação, comercialização e distribuição de bebidas alcoólicas no Canadá. A LCBO é o maior comprador de bebidas alcoólicas do mundo, com 600 lojas, dona de 50% do mercado de bebidas alcoólicas da província de Ontário, cuja população é de 12,5 milhões de pessoas. Para exportar ao Canadá, o primeiro passo é contar com um agente registrado na LiquorBoard da província com a qual se deseja trabalhar.
Fonte: OAJ Comunicação & Marketing
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