Com o objetivo de democratizar o consumo de vinho no Brasil, nove empresas
reunidas pelo Instituto Brasileiro do Vinho apoiam a defesa do título da
escola de samba Estado Maior da Restinga
"Seja original. Beba vinho brasileiro no Carnaval." Este é o conceito da
campanha criada pela agência Escala para o Instituto Brasileiro do Vinho
(Ibravin) utilizar nos órgãos de comunicação de Porto Alegre e da Serra
Gaúcha a partir desta sexta-feira (3). "Carnaval é para sair da rotina,
inclusive na hora de beber" é a frase que completa a ideia da ação dos
Vinhos do Brasil no Carnaval deste ano de Porto Alegre. A escola campeã do
ano passado, a Estado Maior da Restinga, defenderá o título com o
samba-enredo "Da mitologia à realidade, a Tinga de Taça na Mão! Vinhos do
Brasil, sinônimo de qualidade, saúde, prazer e prosperidade!".
Nove empresas aderiram ao Projeto Carnaval do Ibravin, via Lei de Incentivo
à Cultura (LIC). Aurora, Canção, Cooperativa São João, Dunamis, Famiglia
Valduga (Domno e Casa Valduga) Fante, Miolo Wine Group, Perini e Salton
farão parte de todas as ações do Ibravin no Carnaval de Porto Alegre. "Além
da exposição da história e da situação atual do vinho brasileiro em horário
nobre na televisão aberta, programamos ações de divulgação no sambódromo,
que deve receber 10 mil pessoas por noite", afirma o gerente de Marketing do
Ibravin, Diego Bertolini. Vários carrinhos tipo picolé personalizados
realizarão a venda de taças de espumante e vinho frisante ao valor de R$
3,00 para o público do sambódromo. O desfile ocorre no dia 18 de fevereiro,
no Complexo Cultural de Porto Seco, às 23h.
O diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, destaca que a
democratização do consumo de vinho no Brasil pode ser ajudada por esta
grande festa popular que é o Carnaval. "Estamos unindo duas coisas
históricas, a produção de vinho e o Carnaval, para realizarmos uma grande
festa", salienta Paviani. "Estamos propondo uma mudança de atitude,
consumo de espumante e vinho em uma festa tradicionalmente ligada à
cerveja", observa.
A mudança de cultura começou na comunidade da Tinga, que
no lançamento do samba-enredo serviu macarronada regada a vinho. "Estamos
conseguindo algo inédito: substituir a cerveja pelo espumante e o vinho nos
barracões da escola de samba", comemora Bertolini.
Duas alas em especial serão formadas por cerca de 100 moradores dos Caminhos
de Pedra de Bento Gonçalves. O grupo das danças folclóricas da localidade
estará vestido com os trajes de gala utilizados por italianos e ainda com a
roupa dos imigrantes ao chegarem em Bento. Os moradores já participaram de
um ensaio na sede da escola de samba, em Porto Alegre. Agora, os ensaios
semanais têm sido realizados nos Caminhos de Pedra.
Estratégia
O tema Vinhos do Brasil como samba-enredo da Restinga em Porto Alegre faz
parte do Projeto Carnaval do Ibravin. "Começamos pela nossa casa, o Rio
Grande do Sul, para depois fazer o mesmo em escolas de samba de São Paulo e
do Rio de Janeiro no Carnaval de 2013", comenta Bertolini. "Aí estaremos às
vésperas da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil, o que ajudará muito na
divulgação dos vinhos brasileiros", explica.
O samba-enredo foi escrito pelos compositores André Diniz e Wander Pires.
Da mitologia à realidade, a Tinga de Taça na Mão! Vinhos do Brasil, sinônimo
de qualidade, saúde, prazer e prosperidade!
Saiba mais
Estado Maior da Restinga
- Fundação: 20 de março de 1977
- Cores: verde, vermelha e branco
- Símbolo: cisne branco
- Bairro: Restinga
- Presidente: Robson Dias (Preto)
- Carnavalesco: Paulo Jorge
- Intérprete oficial: Wander Pires
- Diretor de bateria: Mestre Guto
- Mestre-sala e porta-bandeira: Chula e Priscila
A Estado Maior da Restinga, fundada em 1977, a conta com a força de sua
comunidade, onde vivem quase 200 mil pessoas na Zona Sul de Porto Alegre. Um
dos destaques é a bateria, formada quase que totalmente por moradores do
bairro. O orgulho de fazer parte da escola é demonstrado pelo grito de
guerra mais conhecido do Carnaval porto-alegrense: "Tinga, teu povo te ama!"
Fonte: OAJ Comunicação & Marketing
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