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sexta-feira, 24 de junho de 2011

30ª VINEXPO - Vinícolas do Brasil investem na produção sustentável e em garrafas ecológicas








Em sintonia com a preferência mundial por produtos que respeitem o meio
ambiente, exposta nesta 30ª edição da Vinexpo, em Bordeaux, na França, as
vinícolas brasileiras estão investindo cada vez mais em técnicas de cultivo
sustentável, que eliminam ou reduzem drasticamente o uso de agrotóxicos, e
em embalagens ecológicas, que utilizam até 30% menos matéria-prima. As
tecnologias adotadas também se refletem na melhora da qualidade dos vinhos
brasileiros, que seguem conquistando premiações, novos mercados e o
reconhecimento de alguns dos críticos mais famosos do mundo. Na safra 2011,
nada menos que 22 vinícolas brasileiras adotaram a tecnologia conhecida como
TPC (Thermal Pest Control), um processo de imunização à base de ar quente,
que elimina fungos, bactérias e insetos, e que, em muitos casos, dispensa
completamente o uso de pesticidas e agrotóxicos. Para o ano que vem, a
previsão é dobrar o número de máquinas de TPC atuando no Brasil.


"Estamos diante de uma inovação do setor vitivinícola brasileiro, que pode
utilizar essa ferramenta revolucionária para estar na vanguarda da demanda
mundial por produtos orgânicos e que respeitam o meio ambiente", diz Andreia
Gentilini Milan, gerente de exportação do projeto Wines of Brasil, uma
parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).



As vinícolas Miolo e Lidio Carraro, duas adeptas desta iniciativa no Brasil,
estão presentes, desde domingo (19) e até amanhã (23), ao lado de mais cinco
representantes brasileiras, no estande do projeto Wines of Brasil na
Vinexpo. Os vinhos Lidio Carraro Dádivas Chardonnay 2010 e Lidio Carraro
Dádivas Pinot Noir 2010, e alguns rótulos da Miolo elaborados na Campanha
Gaúcha, que poderão ser degustados na feira, foram elaborados a partir de
uvas submetidas à aplicação da tecnologia TCP. "Análises preliminares
mostraram que a técnica induz a uma maior concentração de polifenóis na uva,
entre eles o resveratrol, poderoso antioxidante que favorece o sistema
cardiovascular", aponta Patrícia Carraro, gerente de exportações da Lidio
Carraro.


Adriano Miolo presente na VINEXPO na França

 renomada escritora Jancis Robinson, elogiou o "equilíbrio e a sutileza" e "os sabores puros e brilhantes da fruta" dos vinhos e espumantes do Brasil.

Os jovens e vibrantes vinhos brasileiros também estão tomando a dianteira ao
atender a uma demanda mundial cada vez maior por garrafas mais leves e,
portanto, menos agressivas ao meio ambiente. Hoje, 17 vinícolas do Brasil já
utilizam vasilhames de 25% a 30% mais leves que as embalagens comuns.
Miolo, que está presente na Vinexpo, é um exemplo de vinícola
brasileira que utiliza essas embalagens, que diminuem a quantidade de
vidro despejada no solo e reduzem em até 6% a emissão de CO2 no transporte
do produto final. Por serem mais leves, essas garrafas também permitem o
carregamento de 1 pallet a mais por caminhão (baseado em um caminhão com 30
paletts de garrafas de vinho, são mais de 1.000 garrafas adicionais
transportadas).


Reconhecimento internacional


Mesmo tendo iniciado sua promoção internacional há apenas nove anos, os
vinhos e espumantes do Brasil vêm conquistando consumidores pelo mundo e são
cada vez mais apreciados por seu frescor e por seu teor alcoólico moderado.
                       


Quinta do Seival



Na edição de maio da respeitada revista Decanter, o crítico britânico Steven Spurrier recomendou o tinto Quinta do Seival Castas Portuguesas 2008,
da Miolo (Seival Estate - Campanha Gaúcha) - sua primeira menção específica a um rótulo brasileiro.





Em abril, a também britânica Julia Harding MW, colaboradora do site da
"Os espumantes, particularmente, têm mais sabor que muitas Cava ou Prosecco, e muitos espumantes pelo método Charmat são deliciosamente frescos e vivos", afirmou Harding no site.







Outra prova da qualidade do espumante brasileiro está no fato de ele ser
reconhecido até na terra-natal do champanhe. No dia 18 de junho, véspera do
início da Vinexpo, o Marcus James Brut, da Vinícola Aurora, recebe a medalha
de ouro do concurso Les Citadelles du Vin 2011, em Bordeaux. Esta é a 12ª
medalha dada aos espumantes brasileiros nos concursos franceses neste ano, com destaque para três medalhas de ouro no Vinalies Internationales 2011. Os
tintos e brancos brasileiros não ficaram atrás e levaram um total de nove
prêmios nas competições francesas realizadas desde janeiro.


Mais exportações para a Ásia


O reconhecimento internacional cada vez maior se reflete nos bons resultados
obtidos pelo projeto Wines of Brasil nos últimos anos. No primeiro trimestre
deste ano, as exportações de vinhos engarrafados do Brasil cresceram 144% em
relação ao mesmo período de 2010, e as previsões são de que o ano de 2011
traga um aumento de 90% nas exportações em relação ao ano passado. Hoje, os
vinhos brasileiros são consumidos em 27 países.


Seguindo outra tendência mundial, o Brasil também está concentrado em
expandir suas exportações no mercado asiático, principalmente em Hong Kong,
um de seus oito mercados-alvo. "Trata-se da porta de entrada para o enorme
mercado da China, que está vivendo um rápido aumento no consumo de vinhos",
explica Andreia Gentilini Milan. Ela ressalta que, em 2010, o preço médio do
litro do vinho brasileiro exportado para Hong Kong teve um aumento de 58%.
"Isso mostra que o consumo de vinhos e espumantes do Brasil em Hong Kong
cresceu em classes sociais que compram produtos de alto valor agregado, como
os premium e os superpremium", diz Milan. Além de Hong Kong, os vinhos do
Brasil são exportados para Japão, China e Cingapura.


Como parte de sua estratégia de expansão na Ásia, o Wines of Brasil levará
seis vinícolas ao Hong Kong International Wine Fair, em novembro, e terá
pela primeira vez um rótulo brasileiro - o espumante Cave Geisse Nature
Terroir - apresentado no painel organizado pela escritora Jancis Robinson
para definição de safra no Wine Future Hong Kong, também em novembro.


Crédito das fotos em anexo: Ana Rojas / Ibravin


Fonte: OAJ Comunicação & Marketing

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2 comentários:

  1. Boa tarde,

    Vejo com muito agrado, essa iniciativa.Não tardará muito, teremos um eco-vinho.
    Muitos parabéns pela iniciativa.

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  2. Obrigada pela participãção em nosso blog!

    ResponderExcluir