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terça-feira, 12 de julho de 2011

Novas tendências no mundo do vinho

Andreia Gentilini Milan
Gerente de exportações do Wines of Brasil



O mundo do vinho está cada vez mais competitivo. Há apenas cinco anos, os
vinhos franceses eram donos de 70% do mercado inglês. Hoje, este índice caiu
para 30%. A Grã-Bretanha foi tomada por rótulos de países do Novo Mundo do
vinho (Argentina, Chile, Austrália, Nova Zelândia e até do Brasil). É por
isso que um produtor francês acaba de dizer a viticultores brasileiros que
"o problema não é fazer vinho bom, a dificuldade está em vender".


A recomendação é clara: o campo deve estar conectado com o mercado. Afinal,
de que adianta o produtor cultivar uvas brancas se o consumidor está
interessado em vinho tinto? Para decifrar as novas tendências de consumo, um
grupo de vinícolas e produtores brasileiros, integrantes do projeto Wines of
Brasil, realizado pelo Ibravin e pela Apex-Brasil, esteve nos últimos 15
dias na França, em uma missão técnica pela região da Borgonha e depois em
Bordeaux, na Vinexpo, a maior feira de vinhos do mundo.


Lá, assistimos a um grande retorno dos vinhos de cepa, de variedades
exóticas ou pouco conhecidas. O vinho rosé continua sendo uma tendência, mas
com a coloração "pálida" (como casca de cebola), ao contrário dos rosés mais
carregados que encontramos no Brasil. Nos próximos anos, os espumantes e os
vinhos orgânicos e biodinâmicos devem ganhar espaço entre os consumidores.


As embalagens modernas apresentadas buscam um design inovador e a
praticidade para facilitar o consumo regular e sem complicações. A tampa
rosca e a bag-in-box seguem em alta. Tudo para atender as novas exigências
dos mercados do futuro - China, Estados Unidos e Rússia - e os novos
consumidores, jovens e mulheres. Para atender às demandas dos consumidores,
aparecem vinhos com menor graduação alcóolica (de 9% a 13%), maior frescor e
mais sabor da fruta. A melhor notícia vem agora: vinhos com estas
características é que o Brasil está se especializando em elaborar.




Fonte: OAJ Comunicação & Marketing
imprensa@ibravin.org.br


www.ibravin.org.br

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