De Viver com Plenitude, em Família, entre Amigos...

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Seminário aborda produção de alimentos seguros no setor vitivinícola

Evento acontece em duas cidades na Serra Gaúcha, nesta quarta-feira (14), em Bento Gonçalves, e quinta-feira (15), em Flores da Cunha.

A produção de alimentos seguros no setor vitivinícola é tema de um seminário, nesta quarta-feira (14), em Bento Gonçalves, e quinta-feira (15), em Flores da Cunha. Destinado a produtores e indústria, o evento, com duas sedes para facilitar a presença dos interessados, está inserido no Programa Alimentos Seguros (PAS), coordenado nacionalmente pelo Senai, tendo a modalidade Uva para processamento em convênio entre Sebrae e Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), contando com a participação da Embrapa Uva e Vinho na criação dos documentos técnicos (manuais) de apoio e na realização dos treinamentos. "A programação busca informar as novas regras de inspeção e fiscalização dos estabelecimentos vinícolas", afirma o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani.

As novas regras estão descritas na IN nº 05 de 31 de março de 2001 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que aprovou o "regulamento técnico para a fabricação de bebidas e vinagres, inclusive vinhos e derivados da uva e do vinho".
O seminário abre às 8h30, com palestra do fiscal federal agropecuário Helder Borges. Às 9h15, Mariana Lenzi Nodari, do Senai-RS, tratará dos objetivos e resultados do Programa Alimento Seguro. Às 10h, Hulda Oliveira Glesbrecht e Lea Maria Lagáres, do Sebrae, falam sobre a metodologia do PAS para a Vitivinicultura. Às 10h30, o Ibravin abordará o Plano de Trabalho e ações do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Vinhos, Sucos e Espumantes mantido em parceria com o Sebrae. Das 11h ao meio-dia, o espaço será aberto ao debate.

Em Bento Gonçalves, o seminário ocorre no auditório da Embrapa Uva e Vinho. Em Flores da Cunha, no Centro Empresarial de Flores da Cunha. A confirmação de presença deve ser feita pelo e-mail ibravin@ibravin.org.br ou pelo telefone 54 3455.1802


Fonte: OAJ Comunicação & Marketing
*imprensa@ibravin.org.br
www.ibravin.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário