De Viver com Plenitude, em Família, entre Amigos...

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dunamis Cor Safra 2009

Javier (Enólogo), Gabriela (Gerente de Contas) e José Antônio Peterle


Dunamis realiza coquetel de pré-lançamento do Dunamis Cor safra 2009. A Dunamis Vinhos e Vinhedos realizou um coquetel de pré-lançamento do seu novo vinho tinto na última segunda-feira (4) na Pâtissier, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O Dunamis Cor safra 2009, que foi apresentado apenas a 100 convidados, é elaborado com as uvas Merlot (60%) e Cabernet Franc (40%). “O vinho segue o mesmo estilo do vinho anterior: leve, com graduação alcoólica de 12%, cor jovial, frutado e fresco”, afirma o proprietário José Antônio Peterle.

A diferença é que o trabalho realizado na melhora da qualidade do vinhedo já apresenta resultados no vinho, que passa a ter uma maior capacidade de evolução por amadurecer 100% em barricas de carvalho. “Isso aumenta a sua complexidade aromática e dá mais estrutura em boca”, informa o enólogo Javier Gonzalez Michelena. O Dunamis Cor safra 2008 tinha apenas 30% do Merlot e do Cabernet Franc com passagem por barricas de carvalho.

“Estamos apresentando este vinho agora para a sua chegada ao mercado na entrada do inverno”, explica o diretor-executivo da Dunamis, Júlio César Kunz. Foram elaboradas apenas 2 mil garrafas deste vinho, exatamente o mesmo volume do Dunamis Cor safra 2008, já esgotado. Ainda este ano, a Dunamis deve lançar um vinho rosé e um espumante com uvas Chardonnay cultivadas em Cotiporã, na Serra Gaúcha, na divisa com Veranópolis, terra da longevidade.







 Histórico

Depois de quase 30 anos como produtor rural, plantando arroz, criando gado e cultivando maça, Perterle iniciou, em 2002, um novo projeto para a produção de uvas viníferas de qualidade em Dom Pedrito (com 15 hectares) e em Cotiporã (com 10 hectares). Esta é a origem dos vinhos finos de alta qualidade Dunamis, que recebeu R$ 5 milhões em investimentos, que deve dobrar nos próximos cinco anos.

Com apoio técnico da Embrapa Uva e Vinho desde 2005, foram e estão sendo identificadas as variedades de uvas que melhor se adaptam às áreas de cultivo da Dunamis. Em um hectare, por exemplo, são cultivadas mais de 50 variedades de uva para avaliar quais se adaptam melhor ao terroir de Dom Pedrito.

Em 2008 e 2009 foram elaborados vinhos experimentais, com a consultoria do pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Celito Guerra, que foram doados para entidades beneficentes de Dom Pedrito e região. “Depois destes testes, lançamos dois vinhos no mercado no final de 2010”, observa Peterle, acrescentando que, em 2009, agregou a consultoria do renomado enólogo chileno Mário Geisse, diretor-técnico da Casa Silva e da Vinícola Geisse.

Os dois primeiros rótulos da Dunamis, com produção limitada, lançado no ano passado, são o vinho branco Dunamis Ser Sauvignon/Chardonnay, da safra 2010, com 11,5% de álcool, e o Dunamis Cor Merlot/Cabernet, da safra 2008, com 12% de álcool, que teve sua comercialização esgotada em três meses.

Saiba mais sobre a o nome Dunamis

- Dunamis é um nome sonoro, forte e global. Do antigo grego, significa poder, capacidade, força, habilidade e determinação. Em latim, quer dizer potencial.

- Aristóteles usava o termo para expressar capacidade de adquirir habilidades.

- É a raiz de palavras como “dinâmico”, “dinamite” e “dínamo”, com sentido de energia constante.

Fonte: Texto Assessoria de Comunicações (Tel. 11 2198-1888)

Jornalista Responsável RS: Orestes de Andrade Jr (51 9950.7001 | 51 3276.7035)
Jornalista Responsável SP: Altair Albuquerque (MTb 17.291)
Coordenador de Assessoria de Imprensa:
Fabricio Trevisan (fabricio@textoassessoria.com.br)

4 comentários:

  1. Na expovinis 2011 comprei o COR na ENOTECA do evento e o bebi na sexta passada. Apesar de nenhum sinal externo ou na rolha, ou na aparência do vinho indicar que ele estivesse estragado, o sabor e aroma encontrados no líquido só podem ser descritos como terríveis. Custo a acreditar que o vinho seja de tão baixa qualidade a ponto de apresentar sabor e aroma tão desqualificados, MAS de qualquer modo é extremamente indesculpável o vacilo da Dunamis em levar à Expovinis um produto estragado, quando exatamente lá era a oportunidade de usar a imensa vitrine da Expovinis para conquistar as pessoas...

    Só sei que eu, num mercado tão rico em opções, não pretendo dar uma segunda chance à DUNAMIS depois desta enorme decepção.

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos a sua participação no blog da Vinhos & Cia http://vinhomagiaearte.blogspot.com
    Somos representantes exclusivos da MIOLO Wine Group, mas divulgamos no blog as vínícolas e os produtos produzidos na Região da Campanha.
    Lamentamos o ocorrido e repassamos seu comentário a Vinícola Dunamis. Acreditamos que alguma providência será tomada.
    Nosso blog tem este objetivo, a participação, seja ela uma crítica, uma sugestão ou uma opinião. Att, Mauren

    ResponderExcluir
  3. Estimada Katina,

    É uma pena que tenhas tido uma má experiência com o nosso vinho. Agradecemos muito pela tua manifestação, graças a consumidores exigentes como tu que podemos melhorar a nossa qualidade.

    Gostaríamos apenas de compreender em mais detalhes quais foram os problemas que encontraste no vinho e compensar de alguma maneira essa experiência ruim. Por gentileza entre em contato através do email: dunamis@dunamisvinhos.com.br

    Atenciosamente,
    Equipe Dunamis

    ResponderExcluir
  4. Esclarecimento:

    Pra começar, estranhamos que o conteúdo deste comentário tenha sido postado neste prestigiado site – e em muitos outros – com assinaturas diferentes.

    Afinal, se a opinião é uma só, seria de se esperar que tenha sido formulada pela mesma pessoa.

    Seria muita coincidência ter o mesmo comentário pensado – com textos idênticos – por várias pessoas.

    Enfim, dito isso, nos colocamos à disposição para enviar uma nova garrafa do Dunamis Cor, tanto da safra 2008 como do lançamento, a safra 2009, para sua apreciação.

    Afinal, todo enófilo sabe que, vez por outra, podem ocorrer problemas nos vinhos, de qualquer procedência, devido à problemas de rolha (mais comuns), armazenamento, entre outros.

    Os vinhos da Dunamis, lançados no final do ano passado, têm recebido diversos elogios de críticos e consumidores do Brasil e até do exterior.

    Além disso, primamos pela qualidade em todos os nossos processos.

    Assim, pedimos que entre em contato pelo e-mail julio@dunamisvinhos.com.br para que possamos oferecer-lhe uma nova experiência com a Dunamis.

    Atenciosamente,

    Júlio César Kunz (diretor-executivo da Dunamis Vinhos e Vinhedos)

    ResponderExcluir