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segunda-feira, 16 de maio de 2011
Aluno da primeira turma do Winemaker Miolo ingressa no mercado de vinhos
O Winemaker promovido pela Miolo Wine Group registra seu primeiro aluno a ingressar no mercado de vinhos. O engenheiro eletricista carioca, apaixonado por vinhos e gastronomia, Luiz Carlos Cattacini criou no início deste ano seu próprio negócio na área, batizado com o nome Cattacini.
A nova empresa se propõe a comercializar rótulos nacionais exclusivos encomendados com especificações próprias da Cattacini. Os primeiros produtos disponíveis são o vinho Merlot safra 2009 e o espumante extra brut.
Cattacini fez parte da primeira turma do curso de Winemaker da Miolo, curso de formação de enólogos amadores, em 2008. Além desta qualificação, possui um extenso currículo de especializações em gastronomia e enologia realizadas na Europa e América Latina.
“O Winemaker propiciou um contato maior com o vinho brasileiro e com a própria Miolo, que eu considero ser a melhor vinícola do país. O curso clareou qual seria o meu caminho e reforçou meu sentimento sobre a produção brasileira”, disse o ex-aluno, que pretende agora se dedicar integralmente ao novo negócio.
Ele faz questão de escolher cuidadosamente todas as características das bebidas comercializadas pela marca. “A intenção da Cattacini Vinhos é quebrar preconceitos do mercado, a exemplo do espumante extra brut. Eu gosto de produzir vinhos com que eu me identifique”, diz o proprietário, que já planeja a produção de vinho branco.
Segundo o ele, a Cattacini, que começou a operar em dezembro de 2010, busca a elaboração de vinhos gastronômicos com uma boa relação custo benefício para os clientes. Os produtos da marca já podem ser encontrados em oito lojas e restaurantes no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Os vinhos Cattacini também utilizam garrafas leves, que são produzidas com quantidades mínimas de materiais e energia, e tampas do tipo screw-cap, que dispensam a utilização de rolhas de cortiça. Assim, o impacto ambiental é reduzido e o produto conta com melhor relação custo-benefício.
“Ficamos muitos satisfeitos ao presenciar um aluno nosso montando seu próprio negócio motivado pela paixão pelo vinho e incentivado pelo Winemaker. O objetivo maior do nosso curso é mostrar às pessoas que se atraem pela vitivinicultura todos os caminhos de se elaborar um bom vinho”, afirma o diretor- superintendente da Miolo e responsável pelo Winemaker, Adriano Miolo.
A próxima edição do Winemaker, único curso do gênero na América Latina, começa em 2012 e já tem fila de espera. O projeto permite que os alunos, em sua maioria apreciadores da bebida, conheçam e participem da elaboração de um vinho próprio com rótulo personalizado.
No Winemaker, o aluno tem aulas teóricas e práticas de podas (seca e verde), faz o acompanhamento da maturação da uva, da colheita, da elaboração e do envelhecimento, até o engarrafamento e a criação do rótulo. Além disso, o curso incluiu hospedagens no Villa Europa Hotel & Spa do Vinho Caudalie Vinothérapie, almoços e jantares harmonizados e degustações.
Fonte: Moglia Comunicação Empresarial - Porto Alegre/RS
www.moglia.com.br
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