PROJETOS
Vinícola Miolo:
Vinícola Miolo - Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves/RS |
O Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), abriga a primeira unidade da Miolo. Trata-se de uma região reconhecida pela aptidão e vocação para elaboração de espumantes. A empresa trabalha com área de 120 hectares próprios de vinhedos e com produtores integrados, destinados a elaboração dos espumantes Cuvée Tradition e Millésime e dos vinhos Miolo Lote 43, Merlot Terroir e Cuvée Giuseppe. Por representarem o terroir do Vale dos Vinhedos e pela sua qualidade, esses vinhos receberão, em breve, o selo de “Denominação de Origem” (DO).
Seival Estate:
Seival Estate - Região da Campanha - Candiota/RS |
Dez anos após adquirir uma área de terra na região da Campanha do Rio Grande do Sul, em 2000, e comprovar na prática o que uma série de estudos sobre terroir apontavam, a Vinícola Miolo transferiu a produção das tradicionais linhas Reserva e Seleção para o projeto Seival Estate, na Campanha.
É lá que são produzidos os vinhos Quinta do Seival Castas Portuguesas e o Quinta do Seival Cabernet Sauvignon, além do ícone Sesmarias, eleito no concurso Top Ten na Expovinis 2010 como o melhor tinto nacional antes mesmo de chegar ao mercado.
O projeto conta hoje com uma área de 250 hectares de vinhedos em produção. Ao final de 2012, serão 400 hectares.
Vinícola Almadén:
Vinhedos da Vínicola Almadén - Livramento/RS |
As vinícolas Miolo, Lovara e o empresário Raul Anselmo Randon adquiriram em outubro de 2009, a Vinícola Almadén, localizada em Santana do Livramento (RS), uma das mais tradicionais empresas de vinhos do Brasil. Em 2010, a Miolo lançou a nova linha de vinhos da Almadén (Livramento-RS) composta por 10 produtos entre brancos, tintos, roses e frisantes. Os novos produtos são mais frutados leves e descomplicados, com aromas frutados e elegantes ao paladar, acompanhando as tendências dos vinhos do Novo Mundo, ideais para o dia a dia.
Um dos destaques do novo portfólio é a linha Almadén Sunny Days nas versões White (branco), Blush (rose) e Red (tinto). Esses frisantes são elaborados a partir da fermentação natural dos vinhos através do método charmat, o mesmo usado para espumantes. A técnica é tradicionalmente empregada nos frisantes italianos.
Linha de produtos Almadén |
Na Expovinis 2011 a Almadén lançou a linha de espumantes, que será comercializado a partir de junho.
Espumante Almadén |
A meta é duplicar a participação da Almadén no mercado brasileiro de vinhos até 2013. Os sócios planejam investir R$ 12 milhões iniciais em marketing, vinhedos, mecanização, tecnologia e na modernização da estrutura de enoturismo semelhante a do Vale dos Vinhedos.
Máquina da marca francesa Pellenc |
RAR:
Vinhedos localizados nos Campos de Cima da Serra/RS |
Uma parceria com o empresário Raul Anselmo Randon resultou na produção do vinho RAR. Os vinhedos estão localizados nos Campos de Cima da Serra, RS. É uma das regiões produtoras de uvas mais alta do Brasil, com mil metros de altitude.
Depois de colhidas, as uvas seguem para a cantina da Miolo, no Vale dos Vinhedos, onde o vinho é elaborado e envelhecido em barricas de carvalho. São produzidos hoje 200 mil litros em 80 hectares. A estimativa é produzir 1,5 milhão de litros em 2018, em 200 hectares.
A marca RAR possui três vinhos: O super premium Merlot/Cabernet Sauvignon e a linha Collezione, com os varietais Pinot Noir, Merlot e Viognier (lançado na Expovinis 2011).
Lovara:
Vinícola Lovara - Serra Gaúcha/RS |
A Lovara está na Serra Gaúcha, uma região montanhosa, marcada pela presença do Rio das Antas, com altitudes que variam de 400 metros a 800 metros. Seguindo o conceito de vinícola boutique a vinícola elabora anualmente cerca de 200 mil litros de vinho em 50 hectares. A estimativa é produzir 300 mil litros de vinhos em 2018. É na Lovara que é produzido o Gran Lovara, além dos vinhos Lovara Chardonnay, Merlot e Cabernet Sauvignon.
Vinícola Ouro Verde:
Vinícola Ouro Verde - Vale de São Francisco/Bahia |
Adquirida em 2000 a partir de uma parceria entre as Vinícolas Lovara e Miolo, a Vínícola Ouro Verde tem 200 hectares de vinhedos próprios. Atualmente, a vinícola pertence às duas vinícolas e à espanhola Osborne. Produz 2 milhões de litros entre vinhos e espumantes e mais 500 mil litros de vinho para brandy, sendo líder neste segmento. A área duplicará até 2018 e estará produzindo quase 10 milhões de litros de vinhos, espumantes e brandy.
Localizada em Casa Nova, no lado baiano do Vale do São Francisco, a Vinícola Ouro Verde produz os vinhos e espumantes da linha Terranova e o brandy Osborne, líder nacional de mercado em sua categoria.
Costa Pacífico:
Em 2005, a Miolo firmou joint-venture com a chilena Via Wines, uma das maiores exportadoras do Chile, para distribuição dos vinhos da marca Costa Pacífico da empresa no Brasil.
Osborne:
A espanhola Osborne, maior produtora de brandy da Espanha e uma das mais respeitadas vinícolas do país, firmou parceria com Miolo e Lovara para produzir brandy no Brasil e comercializar seus principais rótulos no país.
Los Nevados:
A linha argentina Los Nevados é elaborada em parceria com o enólogo César de Azevedo, brasileiro que construiu sua carreira no país vizinho. Azevedo foi colega de Adriano Miolo no curso de Enologia na faculdade Don Bosco, em Mendoza, entre 1988 e 1995. Os produtos da linha são distribuídos no Brasil pela Miolo Wine Group e na Argentina e mercados internacionais por Azevedo. Ela é formada inicialmente pelos varietais tintos Malbec, Cabernet Sauvignon e o branco Chardonnay.
Henry Marionnet:
Em 2009, o grupo se associou ao winemaker francês, considerado mundialmente como o papa do Gamay, Henry Marionnet. A relação entre Miolo e Marionnet envolve, além do intercâmbio enológico, uma relação comercial. A Miolo Wine Group distribui no Brasil o Cepáge Oubliés de Marionnet.
Giovanni Rosso e Podere San Cristoforo:
Como forma de homenagear as raízes da família Miolo, que descende de italianos, bem como a região onde a sede da Vinícola Miolo está inserida, no coração do Vale dos Vinhedos, local de forte descendência e influência italiana, a Miolo Wine Group desde o início de 2010, traz para o Brasil dois dos melhores e mais renomados vinhos italianos. O Barolo Serralunga, elaborado por Davide Rosso, da Vinícola Giovanni Rosso, e o Carandelle, de Lorenzo Zonin, da Vinícola Podere San Cristoforo.
Os vinhos são elaborados em duas das regiões produtoras mais expressivas da Itália: Piemonte (Barolo) e Toscana. Davide Rosso e Lorenzo Zonin pertencem à nova geração de enólogos da Itália e estão fazendo um excelente trabalho que já começa a ser reconhecido no mundo.
Bellavista Estate Bueno:
A Vinícola Bueno Bellavista Estate está localizada na Campanha Gaúcha, no Paralelo 31, faixa do planeta onde se encontram algumas das melhores regiões vitivinícolas do mundo (Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Argentina e Chile) e reconhecida como uma das mais promissoras para o cultivo de uvas.
Galvão Bueno |
A vinícola é de propriedade do narrador esportivo Galvão Bueno. Os produtos têm a assinatura do renomado winemaker francês Michel Roland e foram elaborados com a orientação técnica dos enólogos da Miolo e com importante influência Galvão, um apaixonado por vinhos.
Bueno Paralelo 31 |
Bueno Cuveé Prestige |
Os rótulos e o logo da Vinícola têm como inspiração a força e o estigma de sucesso de Galvão Bueno, a qualidade e o arrojo da MWG e a exuberância da região da Campanha.
Enoturismo:
A vitivinicultura desperta a paixão de tantas pessoas não apenas pelo produto final. O encanto provocado pelas paisagens formadas pelos vinhedos e pelas belezas de cada região em que a Miolo está instalada levaram a empresa a investir no enoturismo.
As Vinícolas Miolo, Almadén, Lovara e Ouro Verde possuem toda a estrutura para receber visitantes, com sala de degustação, visitação às caves, aos vinhedos, além de cursos de degustação.
O mesmo acontecerá nos próximos anos no Seival Estate, na Campanha Gaúcha, perto da fronteira com o Uruguai. A propriedade da família Miolo foi palco de uma das maiores batalhas travadas durante a Revolução Farroupilha (1835-1845). Foi lá que aconteceu a Proclamação da República Rio-Grandense. O projeto é uma tradicional fazenda dos Pampas Gaúchos. Possui criação de bovinos da raça Braford e ovinos da raça Texel.
Metas Miolo Wine Group:
O Planejamento estratégico da Miolo Wine Group até 2018, tem como metas: A elaboração de 20 milhões de litros por ano de vinhos e espumantes e 1.200.000 litros de Brandy. As empresas do grupo terão 2.000 ha de vinhedos em produção, e destinarão 40% da produção para o mercado internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário