De Viver com Plenitude, em Família, entre Amigos...

quarta-feira, 2 de março de 2011

Comer Uva ou Beber Vinho?




Alguns dos elementos à saúde não estão na fruta, mas tão somente no vinho.

É um erro pensar que comendo uvas o organismo terá os mesmos benefícios do que bebendo vinho.

A uva é uma das frutas mais doce e calórica. Os açúcares da uva são de assimilação rápida, isto quer dizer: de consumo rápido pelo organismo, não se depositando. Isso a torna útil como reconstituinte metabólico/energético em situações de grande consumo de energia. A uva ainda contém vitaminas do Complexo B (principalmente B1, B3 e B5)  e Vitamina C – responsáveis pela mecânica muscular , sais minerais e oligoelementos – importantes na constituição dos ossos, sangue e nervos.
O bago contém ácidos orgânicos (linoléico, tartárico, málico, cítrico, succínico e fumárico, dentre outros).
O vinho é o produto da fermentação da uva madura e sadia. Muitos dos componentes do vinho não existem na uva. O álcool é um exemplo. Ele e outros compostos são obtidos da fermentação dos açúcares da uva pelas leveduras. Nessa reação são produzidos álcool, gás carbônico e calor. Os principais responsáveis pelos efeitos do vinho na saúde são os polifenóis e o álcool. Os polifenóis são extraídos da uva durante a fermentação, principalmente pela ação do álcool, que tem uma afinidade química muito grande com eles. Quem melhor extrai os polifenóis da uva é o álcool.
É um erro pensar que comendo uva o organismo irá absorver os polifenóis. O organismo não sabe retirá-los da fruta, parte significativa deles não é solúvel em água, mas apenas em álcool, daí sistema digestório consegue absorver os polifenóis.
Durante a caprichosa elaboração do vinho, processamento, aprimoramento e combinação em grande harmonia resultando em uma bebida de grande complexidade e muitas virtude,
é por isso que o vinho é chamado de "néctar dos Deuses".

Fonte: Revista Vinho Magazine – Vinho & Saúde por Jairo Monson de Souza Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário